Programas Nacional de Reformas e de Estabilidade entregues à Comissão Europeia

Programa Nacional de Reformas e o Programa de Estabilidade elaborados pelo Governo já estão na Comissão Europeia. Os programas são uma estratégia do Governo para dar resposta aos principais desafios que Portugal enfrenta.

Programas Nacional de Reformas e de Estabilidade entregues à Comissão Europeia
Programas Nacional de Reformas e de Estabilidade entregues à Comissão Europeia. Foto: Rosa Pinto

O Governo entregou dia 29 de abril à Comissão Europeia o Programa Nacional de Reformas (PNR) e o Programa de Estabilidade (PE). Este último Programa tinha sido entregue na Assembleia da República a 28 de março. Os programas são uma visão do Governo para dar resposta aos principais desafios estratégicos que Portugal enfrenta.

O Programa Nacional de Reformas 2022 apresenta a estratégia de médio prazo do Governo para o desenvolvimento do país dando corpo às agendas da Estratégia Portugal 2030. Estas beneficiam da “Visão estratégica para o plano de recuperação económica de Portugal 2020-2030”.

O PNR 2022 está estruturado em torno das quatro agendas: As pessoas primeiro: um melhor equilíbrio demográfico, maior inclusão, menos desigualdade; Digitalização, inovação e qualificações como motores de desenvolvimento; Transição climática e sustentabilidade dos recursos e um País competitivo externamente e coeso internamente

O Programa de Estabilidade 2022-2026 define, na perspetiva do Governo, uma estratégia de recuperação económica e social, assim como uma estratégia de convergência com a União Europeia e com redução da dívida pública. Para atingir os objetivos de convergência e valorização do trabalho, o PE integra uma agenda de reformas e investimentos enquadrados no Plano de Recuperação e Resiliência, que, refere o Governo, promovem uma economia mais verde, mais digital, mais qualificada e mais competitiva.