Ministro da Educação e SEJD em Nova Iorque no Fórum da Juventude

Fórum da Juventude das Nações Unidas leva a Nova Iorque Ministro da Educação ME) e Secretário de Estado da Juventude e do Desporto (SEJD). Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são a prioridade do debate.

Ministro da Educação e SEJD em Nova Iorque no Fórum da Juventude
Ministro da Educação e SEJD em Nova Iorque no Fórum da Juventude. Foto: © TV Europa

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, viaja para os Estados Unidos da América onde, no dia 30 de janeiro, representará Portugal na sexta edição do Fórum da Juventude das Nações Unidas (ECOSOC), a decorrer em Nova Iorque.

Na intervenção no fórum, o ministro “vai partilhar as boas práticas nacionais relativas ao envolvimento da população jovem no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que Portugal se comprometeu a atingir, no quadro da agenda mundial assumida pelas Nações Unidas”, indica comunicado do ME.

O ECOSOC “centra-se no papel da juventude na erradicação da pobreza e na promoção da prosperidade no mundo”. O objetivo do fórum “é mobilizar os governos, movimentos associativos e jovens para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que as Nações Unidas traçaram para 2030 e no qual o Governo português se encontra fortemente empenhado”.

No mesmo dia e em Nova Iorque “o Ministro da Educação participa, como orador convidado, na abertura da exposição de fotografia ‘Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: um diálogo visual’, organizada pelas Missões Permanentes de Portugal e da Grécia junto das Nações Unidas”.

No dia 31 de janeiro, é a vez do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, participar no segundo dia de trabalhos do Fórum da Juventude das Nações Unidas.

Neste segundo dia dos trabalhos do Fórum são “abordadas as prioridades regionais mundiais para o desenvolvimento da Juventude, ouvidos testemunhos de agentes que atuam no envolvimento da Juventude na erradicação da pobreza e na promoção da prosperidade e ainda debatidos os recursos financeiros alocados ao desenvolvimento da Juventude”.

Ainda no dia 31 de janeiro, o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto “dirige-se aos delegados jovens da 55ª Comissão para o Desenvolvimento Social, que decorrerá entre os próximos dias 1 e 10 de fevereiro em Nova Iorque, durante o qual Portugal apresentará uma resolução de iniciativa conjunta com o Senegal e a Moldova, sobre políticas e programas que envolvem a Juventude”.