Vacina contra o VSR é altamente eficaz na prevenção de hospitalização

Estudos realizados, no Reino Unidos, pela Agência de Segurança de Saúde e pediatras do NHS mostram que as vacinas contra o VSR são 82% eficazes em idosos e 72% em recém-nascidos pela vacinação das mães, pelo menos 14 dias antes do parto.

Vacina contra o VSR é altamente eficaz na prevenção de hospitalização
Vacina contra o VSR é altamente eficaz na prevenção de hospitalização. Foto: Rosa Pinto

Um novo estudo da Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido sobre a eficácia da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e hospitalização associada ao (VSR) entre adultos de 75 a 79 anos, em Inglaterra, que foi realizado em parceria com os hospitais da Universidade de Nottingham e com apoio fundos do Sistema Nacional de Saúde (NHS, na sigla em inglês), mostrou que a vacina contra o VSR fornece uma forte proteção aos idosos, com cerca de 82% de eficácia na prevenção de internações hospitalares com infeção por VSR.

O estudo também mostrou que a vacina é altamente eficaz na prevenção de hospitalização de idosos com doenças respiratórias crónicas e das pessoas que sofrem de imunossupressão.

No Reino Unido foram adotados dois novos programas de vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório no Calendário de Vacinação do NHS em setembro de 2024, sendo um destinado a adultos mais velhos e outro a mulheres na gravidez.

O programa para idosos oferece a vacina aos que completam 75 anos, e uma campanha única de vacinação a todos os adultos de 75 a 79 anos.

O programa de vacinação materna é oferecido às mulheres a partir de 28 semanas de gravidez para proteger os recém-nascidos, que correm maior risco de doenças graves causadas pelo VSR .

Outro novo estudo sobre vacinação na gravidez e hospitalização por VSR em bebés liderado por pediatras do NHS, e já publicado na “Lancet Child and Adolescent Health”, mostrou que a vacina materna contra VSR foi 72% eficaz na prevenção da hospitalização de bebés de mulheres vacinadas a mais de 14 dias antes do parto.

Sobre a adesão à vacina a ambos os programas de vacinação RSV divulgados pela Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido, os dados indicam:

No programa vacinação para idosos: a cobertura global em 30 de junho de 2025 na coorte de recuperação, adultos com idades entre 75 e 79 anos, atingiu 62,9%, acima dos 60,3% registados em março

No programa vacinação materna: das 36.657 mulheres que deram à luz em março de 2025, 20.051, o seja, 54,7% receberam a vacina contra o VSR.

“Tomar a vacina contra o VSR durante a gravidez é a melhor maneira das mulheres protegerem os recém-nascidos contra o VSR , pois a vacina estimula o sistema imunológico a produzir mais anticorpos contra o vírus, que então atravessam a placenta para ajudar a proteger o bebé desde o nascimento. O VSR infecta cerca de 90% das crianças nos primeiros 2 anos de vida”, afirmou Greta Hayward, obstetra consultora da Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido.

Também, Conall Watson, consultora de imunização da Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido, referiu: “As evidências mostram claramente que a vacina contra o VSR em mulheres grávidas é altamente eficaz e dará muita segurança aos pais, sabendo que o recém-nascido está protegido desde o nascimento, quando correm um muito maior risco de contrair o VSR.