Vão ser criados Corredores de Transporte Limpos com implementação de sistemas de recarga para camiões

Vão ser criados Corredores de Transporte Limpos com implementação de sistemas de recarga para camiões
Vão ser criados Corredores de Transporte Limpos com implementação de sistemas de recarga para camiões. Foto: Rosa Pinto

A Iniciativa do Corredor de Transporte Limpo para acelerar a implementação de infraestruturas de recarga para veículos pesados ​​nos principais corredores de transporte de mercadorias foi apresentada, hoje, pelo Comissário Europeu para os Transportes e Turismo, Apostolos Tzitzikostas.

Os Corredores Escandinavo – Mediterrânico e Mar do Norte – Báltico como os primeiros corredores a implementar e irão servir teste nesta Iniciativa que é apoiada por nove Estados-Membros ao longo dos dois corredores de transporte.

Numa declaração de Ministros a ser assinada em Bruxelas sobre as infraestruturas de recarga para camiões, irão ser estabelecidos compromissos para reforçar a cooperação e enfrentar os principais desafios, incluindo processos de planeamento e licenciamento morosos, disponibilidade limitada de locais, financiamento fragmentado, capacidade insuficiente da rede e atrasos no acesso à rede elétrica.

A Comissão Europeia refere que a declaração irá ser tida como um compromisso político conjunto bem como um guia estratégico para as políticas atuais e futuras sobre as infraestruturas de recarga para camiões.

Entretanto, refere a Comissão Europeia que irá continuar a trabalhar com os Estados-Membros para detalhar as medidas num roteiro e alargar a iniciativa a outros corredores da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T), apoiando ainda mais a transição da Europa para o transporte rodoviário de mercadorias limpo.