
Em Torres Vedras, a empresa municipal Promotorres vai realizar com o público escolar duas atividades no âmbito da iniciativa Europeia “Semana Europeia da Mobilidade 2025”, que este ano tem como tema “Combina e Move-te”. A iniciativa decorre de 16 a 22 de setembro.
A Iniciativa que pretende sensibilizar para o uso de meios de mobilidade mais sustentáveis e promover a participação dos cidadãos na vida das cidades, vai ter as seguintes ações para os jovens alunos:
Condutores de Palmo e Meio
Nesta ação, os alunos, usando as Mini-Agostinhas, irão percorrer um circuito rodoviário lúdico instalado na Praça Sr. Vinho do Mercado Municipal de Torres Vedras. O objetivo é aprender bons comportamentos rodoviários e obter a sua primeira “carta de condução”.
No dia 18 de setembro (quinta-feira), os candidatos são os alunos de 4.º ano das três escolas: E.B.1 de Torres Vedras; Padre Francisco Soares e Conquinha, no circuito da Praça Sr. Vinho do Mercado Municipal, e serão distribuídos pelos seguintes horários: 10h00 – 11h00 (2 turmas); 11h00 – 12h00 (2 turmas); 14h00 – 15h00 (2 turmas) e das 15h00 – 16h00 (2 turmas).
Mini-Agentes de Fiscalização
Esta ação educativa de sensibilização é feita através de um pequeno circuito pedonal pela cidade, onde os alunos irão sensibilizados para comportamentos responsáveis no estacionamento e mobilidade na cidade. O objetivo alertar os futuros condutores para a promoção de uma mobilidade urbana sustentável e segura, na construção de uma comunidade mais consciente.
No dia 22 de setembro (segunda-feira), os alunos de 4.º ano da E.B.1 de Torres Vedras e da Padre Francisco Soares, estarão nas ruas da cidade de Torres Vedras, das 10h00 às 12h00 e envolverá 3 turmas.












