Nem todos os fatores de risco podem ser evitados ou controlados, no entanto, o Mês de Consciencialização sobre o Cancro da Mama é um bom período para pensar medidas exequíveis que podem reduzir as possibilidades de se ser surpreendido com o desenvolvimento de certos tipos de cancro e de outros problemas de saúde.
Especialistas do Centro Médico Hackensack Meridian Pascack Valley, EUA, descrevem algumas das pequenas mudanças que podem ser feitas para manter a saúde.
1.Manter um peso saudável
Estar com um peso saudável reduz o risco de muitos problemas de saúde, incluindo alguns tipos de cancro. Um médico pode avaliar qual o peso saudável para cada pessoa. Perder alguns quilos pode ajudar. E uma equipa de saúde pode ajudar a criar um plano seguro e realista.
2.Escolher alimentos saudáveis
Abastecer o corpo com mais frutas, vegetais e grãos integrais, como arroz integral ou pão 100% integral. Limitar o consumo de carne vermelha, como carne bovina, suína e de cordeiro, e evitar carnes processadas, como bacon, linguiça ou frios. Reduza o consumo de bebidas açucaradas, incluindo refrigerantes, bebidas desportivas e sucos de frutas.
3.Limitar o álcool
A escolha mais saudável é evitar completamente o álcool. Limitar, no máximo, uma dose por dia. Uma única dose equivale a 355 ml de cerveja, 140 ml de vinho ou 45 ml de bebida destilada.
4.Manter-se ativo
Procurar praticar pelo menos 150 minutos de atividade moderada por semana, como caminhar, cuidar do jardim ou brincar com filhos ou animais de estimação. Se possível, adicionar 75 minutos de atividades mais vigorosas, como correr, nadar ou pular à corda. No início da prática de exercícios, começar com exercícios leves e aumentar o tempo gradualmente.
5.Menos tempo sentado
Ficar sentado durante muito tempo pode afetar a saúde. Reduzir o tempo de ecrã sempre que possível, incluindo frente à TV, redes sociais ou videogames, e fazer pausas para se movimentar no caso de estar sentado por longos períodos no trabalho.
6.Assumir o controlo da saúde
Hábitos saudáveis são um passo importante para reduzir o risco de cancro, mas os exames preventivos são igualmente importantes. As mamografias podem detetar o cancro da mama precocemente, quando é mais tratável. Com idade de 40 anos ou mais, deve ser dada prioridade à saúde.














