Como evitar burlas com transações por MB WAY, em negócios online de compra e venda de artigos usados

Como evitar burlas com transações por MB WAY, em negócios online de compra e venda de artigos usados
Como evitar burlas com transações por MB WAY, em negócios online de compra e venda de artigos usados. Foto: Rosa Pinto

A compra e venda de artigos usados, pela internet, entre particulares, é uma prática cada vez mais usada, quer para venda de bens que o proprietário já não usa quer na aquisição de bens usados, que são uteis ainda pela sua qualidade e estado de conservação.

Uma solução de pagamento muito utilizada nas plataformas de compra e venda de artigos é o MB WAY, uma aplicação (app) para telemóvel que permite transferir dinheiro para outra pessoa ou receber dinheiro de outra pessoa, de forma instantânea.

O Banco de Portugal indica numa nota de alerta que é necessário garantir que no negócio as transações sejam seguras. Para isso o Banco de Portugal descreve alguns apontamentos para serem evitadas burlas com transações por MB WAY.

Processo de transação

1 Comprador (burlão) propõe fazer o pagamento com MB WAY

O comprador responde ao seu anúncio para vender aquele móvel que já não utiliza numa plataforma para compra e venda de artigos entre particulares.

Aceita o preço que solicitou e não pede muitas informações adicionais sobre o móvel, a sua localização ou a entrega.

Propõe fazer o pagamento com MB WAY e oferece-se para ajudar com o serviço.

2 Se o vendedor (vítima) não tem MB WAY

O comprador (burlão) sugere que adira ao MB WAY num caixa multibanco.

Quando está a aderir ao serviço, pede-lhe que associe o número de telemóvel dele, convencendo-o de que apenas está a autorizar a transferência.

No entanto, desta forma, o burlão passa a ter acesso à sua conta bancária e pode fazer levantamentos ou enviar dinheiro para outras contas.

3 Se o vendedor (vítima) tem MB WAY

O comprador (burlão) pede o seu número de telemóvel para efetuar o pagamento.

No entanto, utiliza a funcionalidade do MB WAY “Pedir dinheiro” com o valor do preço do artigo a adquirir, em vez de “Enviar dinheiro”.

A vítima recebe uma notificação MB WAY para “Enviar dinheiro”. Se, por distração, aceitar este pedido, em vez de receber o dinheiro da venda, estará, sim, a enviar dinheiro para a conta do comprador.

Processo de proteção

1 Proteger os dados

Não divulgue informação pessoal ou documentos (como o cartão do cidadão), porque podem ser utilizados indevidamente.

Não partilhe com terceiros os dados do seu cartão bancário, as credenciais de acesso aos seus canais digitais ou os códigos de autenticação de operações.

2 Evitar pagar/enviar artigos antecipadamente

Na compra e venda de artigos através de plataformas próprias para o efeito, privilegie as transações presenciais ou as entregas com envios à cobrança.

As transações presenciais devem ser feitas num local público. Isto permite que o comprador verifique o artigo antes de pagar e que o vendedor receba o pagamento antes de entregar o artigo.

3 Não confiar em desconhecidos para aderir ao MB WAY

Se não tem MB WAY, não aceite ajuda de desconhecidos (incluindo do vendedor ou do comprador de um artigo) para aderir a este serviço. Informe-se no seu banco ou veja aqui como aderir e utilizar corretamente este serviço.

Na adesão ao MB WAY:

Associar apenas o seu número de telemóvel. Quando adere ao MB WAY, nunca associe à sua conta bancária um número de telemóvel que não seja o seu;

Definir um código de acesso de seis dígitos robusto. Crie um código que não seja fácil de adivinhar e nunca o partilhe com terceiros;

Instalar a aplicação através de lojas de aplicações oficiais.

4 Não seguir instruções de desconhecidos nas operações

Antes de fazer ou receber pagamentos, certifique-se de que conhece as funcionalidades do MB WAY e que utiliza a aplicação de forma correta.

Quando realizar transações com MB WAY:

Não associar à sua conta outro número de telemóvel que não o seu. Quando associa outro número de telemóvel ao MB WAY, está a dar acesso a terceiros à sua conta bancária;

Não divulgar o seu código a terceiros. O código de acesso ao MB WAY é pessoal e intransmissível e a sua divulgação permite a realização de operações na sua conta bancária;

Certificar que está a utilizar a funcionalidade correta e verifique as notificações que recebe na aplicação antes de as aceitar.

5 Reporta a situação fraudulenta

Se for vítima ou suspeite de uma situação fraudulenta, reporte de imediato ao órgão de polícia criminal mais próximo ou ao Ministério Público.

Guardar e entregar às autoridades competentes todos os dados referentes à compra/venda fraudulenta para apresentar queixa.

Notificar também a plataforma de compra e venda para que esta possa verificar a situação.

Não esquecer

Em caso de dúvida, não partilhe dados pessoais;

Contactar imediatamente o seu banco ou outro prestador de serviços de pagamento se detetar, na sua conta, movimentos que não autorizou;

Se for vítima de fraude, denuncie a situação ao órgão de polícia criminal mais próximo (PSP, GNR ou PJ) ou ao Ministério Público.