
Com o fecho do espaço aéreo sobre e ao redor da Venezuela após, no dia 29 de novembro, o presidente dos EUA, Donald Trump, ter, através de mensagem na rede social Truth, indicado esse fecho “a todas as companhias aéreas, pilotos, traficantes de drogas e traficantes de pessoas”.
Donald Trump justificoa o fecho do espaço aéreo sobre e ao redor da Venezuela com a acusação de que o Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, trabalhar com organizações narcoterroristas para facilitar o tráfico de drogas.
No seguimento da decisão de Donald Trump, a Administração Federal de Aviação (FAA) emitiu um alerta de segurança, indicando às companhias aéreas e aos pilotos para evitarem o espaço aéreo da Venezuela, pelos riscos de atividade militar e eventuais interferências no GPS e comprometerem a navegação.
Em face da situação, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), emitiu um comunicado que refere que “no âmbito da sua missão de apoio permanente à Comunidade Portuguesa, a Embaixada e os Consulados-Gerais estão em contacto permanente com os portugueses residentes na Venezuela, reforçando o compromisso do Estado com a proteção e assistência dos seus cidadãos”.
Dados indicam que na Venezuela podem residir mais de 600 mil portugueses. No entanto, o MNE refere que “até ao momento não há a registar qualquer situação que justifique alarme.”
Na eventualidade de haver uma situação critica, o MNE indica que os “planos de contingência, que o Estado português sempre tem para as diferentes situações, são matéria naturalmente reservada.”
No momento, O MNE recomenda “que os cidadãos nacionais residentes na Venezuela mantenham os seus contactos atualizados, a fim de garantir uma comunicação eficaz e atempada com os serviços consulares portugueses sempre que se revele necessário.”
Os canais de urgência já disponibilizados para a Comunidade Portuguesa residente na Venezuela, são:
■ Contactos de Emergência Consular Consulado-Geral de Portugal em Caracas (+58)414-466 53 50 cgcaracas@mne.pt;
■ Consulado-Geral de Portugal em Valência (+58)412-0405565 / (+58)414-484 35 41 valencia@mne.pt;
■ Gabinete de Emergência Consular (GEC) Linha de emergência consular: (+351) 217 929 714 / (+351) 961 706 472 gec@mne.pt.
O MNE chama a atenção de que a utilização destes contactos destina-se exclusivamente a situações de comprovada urgência, de modo a garantir uma resposta eficaz e atempada dos serviços consulares. Para outras questões, como pedidos de informação ou agendamento de serviços, devem ser utilizados os canais habituais de atendimento consular.













