
Reguengos de Monsaraz comemora, no dia 8 de dezembro de 2025, o 21.º aniversário da elevação a Cidade. A cerimónia está agendada para as 21h30, no Auditório Alberto Janes, onde irá atuar Ivo Soares Quinteto, que interpretará grandes sucessos musicais do jazz e da bossa nova. No espetáculo o cantor será acompanhado por Zé Soares na guitarra e direção musical, Felippe Figueiredo no saxofone, Yuri Daniel no contrabaixo e por Bruno Pedroso na bateria.
Na cerimónia a autarquia irá reconhecer, com atribuição de medalhas, personalidades, instituições e associações que se notabilizaram pelos seus méritos e feitos nos mais variados domínios de atuação, contribuindo para o engrandecimento e o prestígio do concelho, mas também a trabalhadores municipais que no exercício da sua atividade se distinguiram pelo exemplar comportamento, pela competência profissional e pela dedicação à causa pública. As distinções foram propostas pelo Executivo Municipal e aprovadas pela Assembleia Municipal.
De acordo com o já divulgado pela Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz serão atribuídas as seguintes medalhas de reconhecimento:
■ A Medalha de Mérito Científico vai ser atribuída a Lina do Carmo Mendonça, investigadora do CLEPUL – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, pelo trabalho académico e científico desenvolvido no âmbito do seu doutoramento, que contribuiu para o estudo, preservação e valorização do património cultural imaterial do concelho de Reguengos de Monsaraz. A sua investigação centrou-se na recolha e análise da tradição oral alentejana e resultou num vasto conjunto de cantigas, modas, provérbios, orações e expressões populares que obteve junto da comunidade reguenguense, constituindo um importante legado para a memória coletiva.
■ A Medalha de Mérito Ambiental será atribuída ao Clube de Ciência Viva na Escola Básica António Gião, que teve Alexandre Reis, Filipe Góis e Pilar Silva distinguidos na categoria de Ciências Biológicas na MOSCITEC – Mostra de Ciência, Inovação, Tecnologia, Empreendedorismo e Cultura, evento que juntou mais de dois mil jovens cientistas em Porto Alegre, no Brasil, onde apresentaram o projeto “Monitorização da população da pega-rabuda (Pica pica) na cidade de Reguengos de Monsaraz enquanto dormitório da espécie (2022-2025)”. Através da monitorização da pega-rabuda, único corvídeo de plumagem preta e branca em Portugal, foram realizados censos que demonstraram a maior concentração de exemplares no país, com mais de mil indivíduos, abrindo potencial para o desenvolvimento do turismo ornitológico no concelho.
■ A Medalha de Mérito Empreendedor distinguirá a empresa Corval Som – Produções Audiovisuais Lda. com referência na área do audiovisual e produção técnica de eventos, prestando serviços de sonorização, iluminação, multimédia e apresentação de produtos e de eventos culturais. O seu trabalho tem levado o nome de São Pedro do Corval e de Reguengos de Monsaraz a eventos de grande dimensão e prestígio, promovendo o desenvolvimento económico e cultural da região, mas também tem valorizado a cultura local, apoiando iniciativas que dinamizam a comunidade.
■ A Medalha de Mérito Cívico será atribuída à Delegação de Reguengos de Monsaraz da Liga Portuguesa Contra o Cancro, como reconhecimento do trabalho desenvolvido para a comunidade, promovendo ações de sensibilização e prevenção, apoiando doentes oncológicos e as respetivas famílias e mobilizando voluntários e parceiros locais em torno da causa.
■ A Medalha de Mérito Cultural ao Grupo de Forcados Amadores de Monsaraz pelo contributo para a preservação e valorização das tradições taurinas e culturais do concelho.
■ A Medalha de Mérito Desportivo será atribuída ao Grupo Columbófilo Albino Fialho pela passagem do seu 75.º aniversário e ao Atlético Sport Clube/Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz pelos seus 50 anos de existência.
■ A Medalha de Mérito Social irá para o Centro Social e Paroquial do Sagrado Coração de Jesus de Campinho pelo seu trabalho durante 25 anos na prestação de cuidados a idosos e famílias através das suas estruturas.
■ A Medalha de Bons Serviços e Dedicação ao Município de Reguengos de Monsaraz é atribuída aos trabalhadores municipais que se distinguiram exemplarmente no desempenho das suas tarefas, com mérito, dedicação e assiduidade, dignos de realce e isentos de qualquer penalidade no registo disciplinar. Assim, a autarquia vai distinguir com a Medalha de Prata 16 funcionários com 25 anos de serviço efetivo e 48 trabalhadores municipais vão receber a Medalha de Bronze pelos 15 anos de serviço efetivo, respondendo com rigor e profissionalismo às necessidades da população.













