Os riscos de desenvolver glaucoma

Os riscos de desenvolver glaucoma
Os riscos de desenvolver glaucoma

O glaucoma, muitas vezes chamado “ladrão silencioso da visão”, porque os pacientes podem perder a visão antes mesmo de apresentarem sintomas, afeta muitos milhões de pessoas em todo o Mundo.

Após perda da visão devido ao glaucoma, não poderá ser recuperada. “É por isso que exames regulares, especialmente entre aqueles com maior risco de glaucoma, são absolutamente vitais“, afirmou Elena Sturman, presidente e CEO da Fundação Glaucoma, e o “Mês da Conscientização sobre o Glaucoma é um lembrete para agendar uma consulta para um exame oftalmológico.

Qualquer pessoa, em qualquer idade, possa desenvolver glaucoma, contudo há certos grupos populacionais que apresentam maior risco. Entre esses grupos estão os latinos, os asiáticos e nos EUA os afro-americanos.

A Fundação Glaucoma indicou que se observa maior prevalência em indivíduos de ascendência africana e latina, em comparação com os de ascendência europeia, com início mais precoce e progressão mais rápida do glaucoma primário de ângulo aberto, além de maior incidência de cegueira.

Os afro-americanos têm 6 a 8 vezes mais probabilidade de desenvolver glaucoma do que americanos brancos. A cegueira causada pelo glaucoma também é mais comum em afro-americanos do que em americanos brancos. Estudos mostram que afro-americanos têm maior predisposição genética para glaucoma, o que torna a deteção e o tratamento precoces ainda mais importantes. Entre as populações latinas, a doença também pode progredir mais rapidamente com a idade, em comparação com outros grupos étnicos.

Para além do peso da ascendência entre a população encontram-se outros fatores de risco:

Pessoas com diabetes têm o dobro da probabilidade de desenvolver glaucoma em comparação com pessoas sem diabetes.

Os asiáticos apresentam um risco aumentado para os tipos menos comuns de glaucoma: glaucoma de ângulo fechado e glaucoma de pressão normal.

Pessoas com mais de 40 anos também estão em risco. Embora o glaucoma possa se desenvolver em pacientes mais jovens, ele ocorre com mais frequência à medida que envelhecemos.

A pressão arterial extremamente alta ou baixa, córneas finas e miopia.

“O diagnóstico e o tratamento precoces são fundamentais para controlar o ‘ladrão silencioso da visão’”, enfatiza Elena Sturman. A Fundação Glaucoma recomenda começar o ano de 2026 a agendar uma consulta para um exame oftalmológico completo.