
O número de iniciativas nacionais e regionais para reforçar a posição da Europa como um dos principais destinos para o talento global em investigação atingiram as 101. Um número de iniciativas que representam aumento de mais de 50% desde maio de 2025 e que complementam a Choose Europe for Science na atração de “mentes brilhantes de todo o mundo”, com a oferta “das melhores condições possíveis para desenvolver as carreiras na União Europeia (UE).
Com um montante associado de cerca de mil milhões de euros em oportunidades de financiamento, as iniciativas fomentam um ambiente de investigação dinâmico e orientado por valores. Quase 900 milhões de euros de financiamento da UE são atribuídos através de avisos dirigidos a investigadores de todo o mundo que pretendam continuar ou transferir as suas carreiras para o espaço europeu.
Trata-se de bolsas competitivas a cargos e estágios de longa duração, com as iniciativas nacionais e regionais a oferecer apoio a investigadores em todas as fases da carreira. A nível europeu, as candidaturas a bolsas do Conselho Europeu de Investigação (ERC) por investigadores não pertencentes à UE quase quadruplicaram.
A Comissão Europeia indicou que as candidaturas a bolsas de pós-doutoramento das Ações Marie Skłodowska-Curie também aumentaram 65% no último ano. Além disso, a Estratégia de Vistos da UE e a Recomendação sobre a atração de talentos para a inovação, adotadas agora pela Comissão Europeia têm como objetivo simplificar os processos administrativos, e assim, aumentar a acessibilidade para os investigadores.
“Estamos a trabalhar como Equipa Europa’ para atrair talentos de investigação de todo o mundo e para apoiar os investigadores que já trabalham aqui. Graças ao crescente número de oportunidades de financiamento a nível da UE e a nível nacional, ao respeito pela liberdade de investigação científica e à elevada qualidade de vida, estamos a assistir a um interesse recorde nas oportunidades de investigação na Europa”, afirmou Ekaterina Zaharieva, Comissária Europeia para as Startups, a Investigação e a Inovação.













