A partir de 20 de fevereiro e até 17 de março de 2026 estão abertas candidaturas para prémios no âmbito da Nova Bauhaus Europeia (NEB), nomeadamente: A sexta edição dos Prémios New European Bauhaus e a segunda edição do programa NEB Boost para Pequenos Municípios.
A Comissão Europeia convida pioneiros de toda a Europa e de outros continentes a apresentar projetos com potencial para gerar mudanças positivas na vida dos cidadãos, impulsionar a inovação e a participação.
“A Nova Bauhaus Europeia evoluiu de uma ideia para um movimento vibrante. Os projetos em toda a Europa demonstram as possibilidades para o nosso futuro: sustentável, inclusivo e belo. Este é o momento de expandir o programa, colocando a NEB firmemente na nossa agenda de competitividade para impulsionar a inovação e o pensamento criativo. E, neste sentido, os Prémios NEB são um elemento crucial”, afirmou Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia.
Em 2025 foram reconhecidos pela Comissão Europeia 22 projetos e conceitos inovadores com os Prémios NEB e 20 iniciativas comunitárias com apoio NEB Boost para Pequenos Municípios,
Nesta sexta edição dos Prémios NEB de 2026 serão premiados 13 vencedores, incluindo dois prémios de votação pública, um prémio especial de resiliência hídrica e prémios internacionais. Cada projeto vencedor receberá até 20.000 euros, enquanto outros 14 finalistas receberão 5.000 euros cada.
Dado o crescente interesse pelos prémios, foram introduzidas várias novidades:
■ Horizontes alargados: A Moldávia junta-se à lista de participantes elegíveis, juntamente com os Estados-Membros da UE, os Balcãs Ocidentais e a Ucrânia.
■ Em destaque: Apresentamos o prémio especial “Resiliência Hídrica”, que atribui 20.000 euros a um projeto ou conceito capaz de enfrentar desafios relacionados com a água.
■ Alcance Global: Uma nova categoria internacional dedicada a projetos do Brasil e do Japão, com um prémio de 20.000 euros para um vencedor por país e 5.000 euros para dois segundos classificados cada.
■ Programa de Aceleração para Campeões e Estrelas em Ascensão: Os finalistas beneficiarão de mentoria personalizada, orientação estratégica e apoio à comunicação, garantindo que os seus projetos prosperam para além do reconhecimento financeiro.
■ Novas categorias: As quatro categorias temáticas dos prémios foram revistas para refletir o plano da Comissão para o futuro da Nova Bauhaus Europeia, nomeadamente:
- Reforçar a Circularidade, a Sustentabilidade e a Inovação
- Reforçar a Democracia e a Inclusão Locais
- Artes, Cultura e Património como Motores de Mudança
- Facilitadores da Transformação da Nova Bauhaus Europeia
■ NEB Boost para os Pequenos Municípios: Empoderar as Comunidades Locais
Depois do sucesso da primeira edição do ano passado, a segunda edição do NEB Boost, em 2026, irá premiar e apoiar financeiramente 20 projetos realizados em zonas rurais ou em comunidades com menos de 20.000 habitantes.
Os projetos elegíveis devem centrar-se no ambiente construído, incluindo a construção, renovação e adaptação de edifícios e espaços públicos. Estes projetos devem privilegiar a circularidade, a neutralidade carbónica, a preservação do património cultural, as soluções de habitação acessível e a regeneração de zonas rurais ou urbanas.
Os 20 vencedores do NEB Boost receberão, cada um, um prémio de 30.000 euros e um pacote de comunicação personalizado da Comissão para ampliar ainda mais as suas conquistas junto de todas as comunidades da Europa.
As candidaturas para os Prémios NEB 2026 e para o NEB Boost 2026 para Pequenos Municípios devem ser submetidas através da plataforma oficial dos Prémios New European Bauhaus, e os projetos finalistas dos Prémios NEB 2026 serão anunciados durante a terceira edição do Festival New European Bauhaus, de 9 a 13 de junho de 2026, enquanto os vencedores serão revelados durante uma cerimónia dedicada ao Prémio NEB no outono de 2026.














