BMW Motorrad Concept 9cento, uma mota polivalente de desporto aventura

BMW Group apresentou uma visão do futuro do motociclismo com um novo modelo de mota de desporto aventura. A BMW Motorrad Concept 9cento combina emoção e desempenho com um espírito aventureiro, agilidade e diversão para um turismo desportivo.

0
BMW Motorrad Concept 9cento, uma mota polivalente de desporto aventura
BMW Motorrad Concept 9cento, uma mota polivalente de desporto aventura. Foto: DR

O BMW Group apresentou a sua visão do futuro com um novo modelo de desporto de aventura a BMW Motorrad Concept 9cento que combina emoção e performance com uma experiência de espirito de aventura, agilidade e diversão. Uma mota ideal para turismo desportivo. Nas autoestradas, nas estradas de serra, nos becos estreitos em aldeias do interior ou a ‘9cento’ pode ser vista, mas também, em frente ao café ou na praça do mercado. A ‘9cento’ pode ser a escolha perfeita para qualquer viagem espontânea.

A BMW Motorrad Concept 9cento possui um conceito inteligente para o futuro. Um conceito que “nem sempre tem que ser mais ousado ou mais brilhante, este conceito de mota concentra-se em alcançar um sentido de equilíbrio”, referiu Edgar Heinrich, chefe de design da BMW Motorrad, citado em nota do BMW Group. “Criamos uma mota que combina uma potência adequada com propriedades para turismo desportivo ​​e, acima de tudo, para muita diversão, por isso é um conjunto atraente.”

BMW Motorrad Concept 9cento
BMW Motorrad Concept 9cento. Foto: DR

A ‘9cento’ reúne o melhor dos segmentos desportivos, de aventura e de turismo, produzindo um conceito interessante. “A BMW Motorrad Concept 9cento é a nossa interpretação para um moderno e polivalente novo segmento mid-range”, explicou Heinrich, e acrescentou: “Propriedades funcionais como como a capacidade de passeio, espaço de armazenamento e proteção contra vento e outras condições de clima são relevantes para a maioria dos motociclistas, mas estas propriedades raramente são incluídas no projeto conceptual de um veículo”, mas agora, “todos esses aspetos racionais podem ser acoplados a uma dinâmica design para criar algo realmente emocionante”.

Proporções que refletem agilidade e leveza

Com uma silhueta compacta, a BMW Motorrad Concept 9cento transmite agilidade e leveza à primeira vista, e as proporções fazem simplesmente com que haja a vontade de a pilotar. A configuração desportiva básica com muito volume perto da roda dianteira e uma traseira alta e curta promete uma condução divertida e ágil.

O estilo marcante da carenagem, do tanque de combustível e do quadro realça ainda mais o foco na direção da viagem. A modelagem tridimensional da área do tanque de combustível destaca-se, principalmente, como resultado do acabamento da pintura com efeito cromado refletivo. O painel lateral flutuante em Pure Metal Silver é típico do segmento desportivo de aventura e é altamente reconhecível. Todas as peças de alumínio, como a tampa do tanque central, o suporte traseiro e o suporte do apoio para os pés, e a fresagem é direcionada para a roda dianteira.

BMW Motorrad Concept 9cento
BMW Motorrad Concept 9cento. Foto: DR

A suspensão foi projetada para ser ideal para viagens. Numa longa viagem a mola garante conforto de condução e dá à mota uma sensação de leveza. Enquanto o para-brisa e a carenagem garantem excelente proteção contra vento e outras condições do clima. Os controlos ergonómicos e a posição de assento direito e relativamente baixa são dois fatores-chave adicionais que contribuem para uma pilotagem perfeita e divertida em longos percursos.

BMW Motorrad Concept 9cento
BMW Motorrad Concept 9cento. Foto: DR

Construção leve para agilidade e desempenho dinâmico

O triângulo da estrutura do BMW Motorrad Concept 9cento é reforçado com Carbon Fibre Reinforced Plastics (CFRP) que, não só reduz o peso total da mota, mas também liga o design tridimensional do acabamento dianteiro ao suporte traseiro de alumínio. Este último é moído e igualmente adaptado à redução de peso, consistindo apenas na estrutura de suporte necessária. A abertura visível entre o triângulo da estrutura e o assento destaca ainda mais o princípio da construção leve.

O inovador sistema de malas garante alta flexibilidade

Um destaque especial da BMW Motorrad Concept 9cento é o conceito inovador de espaço de armazenamento que compreende um elemento de estojo. A mala dupla não só oferece espaço de armazenamento, como também estende a área de estar para o passageiro. O conjunto é preso na parte traseira, e há um poderoso eletroíman que prende o elemento com segurança à seção inferior traseira. Este sistema permite ter duas versões funcionais da mesma mota.

BMW Motorrad Concept 9cento
BMW Motorrad Concept 9cento. Foto: DR

Sem mala a BMW Motorrad Concept 9cento tem agilidade máxima e atende perfeitamente às necessidades do piloto em termos de diversão de pilotagem, com as malas, a mota é transformada numa mota de turismo que também está bem equipada para transportar duas pessoas. O sistema das malas é harmoniosamente integrado ao estilo da mota refletindo a abordagem holística e de alta qualidade do design da BMW Motorrad.

Frente e traseira com design de iluminação de marca

A silhueta frontal estreita também promete capacidade de manobra e agilidade. A distintiva seção dianteira da BMW Motorrad Concept 9cento reflete, de forma deliberada, características extraídas do segmento Adventure Sport.

O farol é de estilo moderno, apresenta dois elementos de lâmpadas simétricas. Cada um dos dois elementos tem uma luz diurna icónica de LED na parte inferior em forma de U plana e dinâmica, enquanto duas lentes LED compactas, em cada lado, fornecem os médios e máximos. Este design de iluminação torna a mota reconhecível como uma BMW, durante o dia e à noite.

BMW Motorrad Concept 9cento
BMW Motorrad Concept 9cento. Foto: DR

As luzes traseiras são tão distintivas no design como as luzes dianteiras, os dois elementos LED estão integrados por baixo do banco e apresentam o familiar motivo de design BMW Motorrad, encaixando perfeitamente na silhueta traseira estreita e bem definida, capturando a essência da BMW Motorrad Concept 9cento.

Dois casacos, duas versões

Dois casacos de motociclismo foram desenvolvidos para acompanhar o BMW Motorrad Concept 9cento. Cada um reflete as propriedades da mota, com uma refinada mistura de couro e tecido de Kevlar: Sport e Touring.

BMW Motorrad Concept 9cento
BMW Motorrad Concept 9cento. Foto: DR

A versão desportiva apresenta cores marcantes em preto, azul e branco. Os protetores integrados nos ombros são particularmente proeminentes. São produzidos por meio de impressão 3D. O outro casaco é cinza claro e reflete um estilo voltado para o chique urbano, com um couro muito macio e uma sensação de alta qualidade.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!