ID.4: o SUV da Volkswagen totalmente elétrico

Design com excelente aerodinâmica e coeficiente de arrasto de apenas 0,28, o novo SUV ID.4 da Volkswagen é 100% elétrico e dotado de bateria com capacidade superior a 500 quilómetros.

ID.4: o SUV da Volkswagen totalmente elétrico
ID.4: o SUV da Volkswagen totalmente elétrico. Foto: DR

Com o ID.4 a Volkswagen está a expandir a oferta em veículos 100% elétricos na classe SUV compacta. O veículo vai ser construído e vendido na Europa, China e mais tarde nos Estados Unidos. O veículo foi projetado pelo departamento de Design do Grupo Volkswagen liderado por Klaus Zyciora.

“O ID.4 representa uma evolução do design elétrico”, afirmou Klaus Zyciora, e acrescentou: “O design exterior é limpo, fluido e poderoso. Parece forte e autoconfiante de uma nova maneira. Isso se deve principalmente ao estilo aerodinâmico e uniforme de nosso ID., família, que transferimos para o segmento de SUV pela primeira vez com o ID.4”.

“A evolução do design elétrico do ID.4 também significa que nos concentramos fortemente na aerodinâmica”, explicou o chefe de design da Volkswagen. O ID.4 atinge um excelente coeficiente de arrasto de 0,28.

ID.4: o SUV da Volkswagen totalmente elétrico
ID.4: o SUV da Volkswagen totalmente elétrico. Foto: DR

Em comunicado a Volkswagen indicou que como parte de sua estratégia “Transformar 2025+”, a marca vai investir 11 bilhões de euros em mobilidade elétrica até 2024. O ID.4, o primeiro SUV totalmente elétrico da Volkswagen, é o segundo modelo baseado no novo motor elétrico modular matriz (MEB) seguindo o ID.3. Esta plataforma foi projetada apenas para o sistema de acionamento elétrico e oferece um interior muito espaçoso graças ao design compacto do acionamento elétrico. Também devido ao baixo coeficiente de arrasto de 0,28 e sistema de bateria escalonável, o ID-4 pode atingir mais de 500 quilómetros com uma única carga.

ID.4: o SUV da Volkswagen totalmente elétrico
ID.4: o SUV da Volkswagen totalmente elétrico . Foto: DR

O novo SUV ID.4 vai ser lançado inicialmente com tração traseira, e uma variante com tração nas quatro rodas numa fase posterior. A bateria de alta tensão é posicionada na parte inferior da carroceria com design sanduíche para criar um centro de gravidade baixo ideal para a dinâmica de direção, bem como distribuição de carga por eixo extremamente bem equilibrada.

ID.4: o SUV da Volkswagen totalmente elétrico
ID.4: o SUV da Volkswagen totalmente elétrico. Foto: DR