Novo Fiat 500X

Novo crossover da Fiat, o 500X, possui novo design, nova e avançada tecnologia e nova geração de motores Turbo FireFly 1.0 e 1.3. Um exterior renovado e faróis dianteiros totalmente LED. Duas variantes de carroçaria e três níveis de equipamento.

Novo Fiat 500X
Novo Fiat 500X. Foto: DR

A Fiat renovou e atualizou o 500X. A atualização deu-se no interior e no exterior com nova estética e nova tecnologia, que vai permitir satisfazer os condutores mais exigentes dentro do segmento e assim, manter uma das posições de liderança em Itália e na Europa, ou seja manter-se no top 5 de vendas num segmento altamente competitivo.

O novo 500X vem dotado de novos grupos óticos com LED e faróis dianteiros totalmente com LED e um interior atualizado, que sublinha ainda mais a sua inconfundível identidade 500, oferecendo, simultaneamente, mais funcionalidade e conforto.

Uma família completamente nova de motores Turbo FireFly de três e quatro cilindros vão garantir total prazer de condução e eficiência de consumo com melhorias até 20% em comparação com os motores a gasolina anteriores, bem como o silêncio de funcionamento que é surpreendentemente superior em 20% em relação aos motores turbodiesel homólogos. Os novos motores Turbo FireFly são os propulsores mais compactos e limpos atualmente instalados na gama Fiat.

O novo 500X oferece uma melhorada experiência de condução, com conforto e segurança e inclui novos sistemas de assistência à condução que são oferecidos de série em todas as versões. O sistema de reconhecimento automático de sinais de trânsito aliado ao Alerta de Velocidade permite que os condutores evitem ultrapassar os limites de velocidade, adaptando, com um simples clique, a velocidade da viatura em função da informação lida nos sinais de trânsito que se encontram ao longo da estrada, enquanto o Aviso de Transposição de Faixa ajuda a manter a viatura na respetiva faixa, um recurso para autoestrada.

A nova versão 500X Urban vem com para-choques dianteiro e traseiro com novo design, e as versões Cross e City Cross dispõem de novas proteções off-road para confirmar a sua audaciosa identidade. O novo design exterior reafirma as duas personalidades do modelo – uma mais urbana, para evoluir facilmente no trânsito citadino graças às dimensões compactas e à posição de condução alta, e outra mais Cross, para enfrentar aventuras fora de portas, também com tração à quatro rodas.

O interior, oferece um ambiente amplo e protetor, enriquecido com a extensiva utilização de materiais premium, acabamentos de alta qualidade e práticos compartimentos de arrumação. É a escolha entre sete alternativas de estofos – criadas através da combinação de diferentes tipos de tecido, pele, acabamento e cores -, vasta gama de configuração dos bancos e espaçosa bagageira.

Uma das principais inovações é o posto de condução completamente renovado, com novo painel de instrumentos com grafismos de leitura ainda mais fácil, além do novo volante anatómico para assegurar uma melhor posição e a perfeita aderência das mãos do condutor, com revestimento em pele Techno premium e com comandos do rádio para assegurar uma condução segura em todas as situações.

A ergonomia do habitáculo contribui para uma experiência confortável e relaxada, devido também à colocação dos controlos em local de fácil alcance, à posição da alavanca de velocidades e ao prático apoio de braços.

O painel de instrumentos mantém a configuração de três elementos circulares, no melhor estilo 500, exemplo de perfeita união entre uma estética vintage e a mais moderna tecnologia. Lateralmente estão colocados dois mostradores analógicos com velocímetro e conta-rotações, enquanto o mostrador TFT de 3,5″, reconfigurável e situado ao centro, fornece ao condutor as informações mais importantes de um modo simples e claro.

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Novo Fiat 500X. Foto: DR

Nova geração de motores FireFly

O Novo 500X é o primeiro modelo Fiat a adotar a inovadora família de motores Turbo FireFly, que foi projetada para oferecer aos condutores um correto equilíbrio entre potência e prazer de condução dos melhores motores turbodiesel, mas 20% mais silenciosos, e com um consumo inferior de 20% em comparação com os anteriores motores a gasolina.

Com homologação Euro 6/D-TEMP e equipados com Filtro de Partículas de Gasolina (GPF), os novos motores Turbo FireFly são o resultado de mais de 75 mil horas de testes virtuais, 60 mil horas de testes reais fora da viatura e 5 milhões de quilómetros percorridos em estradas de todo o mundo que confirmam a sua robustez e fiabilidade.

Desenvolvido a partir de uma estrutura modular com cilindro de 0,33 litros, a nova gama de motores Turbo FireFly 1.0 e 1.3 inclui uma unidade de três cilindros com 1 litro de capacidade, que debita 120 cv de potência e 190 Nm de binário máximo, acoplada a uma transmissão manual de seis velocidades e tração dianteira, e uma unidade de quatro cilindros de 1,3 litros com 150 cv e 270 Nm de binário, neste caso com transmissão automática de seis velocidades com dupla embraiagem DCT e tração dianteira.

Os novos motores são totalmente construídos em liga de alumínio, assegurando leveza imbatível (a versão de três cilindros pesa apenas 93 kg), enquanto o bloco de cilindros, desenvolvido em parceria com a Teksid, é construído em liga de alumínio fundida a alta pressão, com arquitetura com travessa de suporte para a melhor combinação entre condução, peso e desempenho estrutural.

As muitas características técnicas inovadoras contribuem para melhorar as performances e maximizar o conforto de condução, por exemplo, a injeção direta de gasolina para maximizar a eficiência volumétrica e a baixa inércia do turbocompressor controlado por um atuador wastegate comandado eletricamente que, combinado com um módulo do turbocompressor arrefecido a água diretamente no coletor de admissão assegura uma resposta mais rápida na fase transitória e pronta aceleração.

Outro elemento inovador dos novos motores Turbo FireFly é a introdução da terceira geração da exclusiva tecnologia MultiAir (denominada MultiAir III), que otimiza ainda mais a eficiência de combustão através do contínuo controlo da abertura das válvulas de admissão e da fase: graças a perfis específicos dos cames de admissão e escape, é melhorada a eficiência a baixa carga ao reciclar os gases de escape através da abertura antecipada das válvulas de admissão. Quando é exigida mais potência, a tecnologia MultiAir III reduz a taxa de compressão real atrasando o fecho das válvulas, controlando a detonação e melhorando substancialmente a eficiência do consumo, mesmo nos regimes mais altos.

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Novo Fiat 500X. Foto: DR

Os três motores MultiJet II Turbodiesel com Stop&Start e Euro 6/D-TEMP

O Novo 500X dispõe ainda de uma gama de três motores turbodiesel com tecnologia MultiJet II – desenvolvida e patenteada pela FCA – agora atualizados com SCR (Redução Catalítica Seletiva) para satisfazer os padrões Euro 6/D-TEMP.

São três as cilindradas disponíveis: 1,3, 1,6 e 2,0 litros. Especificamente, o motor de 95 cv 1.3 MultiJet II dispõe de transmissão manual e tração dianteira, o 120 cv 1.6 MultiJet II turbodiesel pode ser acoplado a transmissão manual de seis velocidades ou automática de dupla embraiagem DCT, com tração dianteira, enquanto o 150 cv 2.0 MultiJet II oferece transmissão automática de nove velocidades e tração às quatro rodas.

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Novo Fiat 500X. Foto: DR

Segurança e os mais inovadores sistemas de assistência à condução

O Novo 500X responde às exigências dos condutores que procuram sistemas de assistência à condução e conectividade, oferecendo uma experiência de condução excitante, confortável e segura.

De série vem o sistema de Reconhecimento de Sinais de Trânsito, que lê os sinais presentes na estrada, e de Alerta de Velocidade, que permite aos condutores adaptarem a velocidade aos sinais lidos ao longo do percurso, de modo a este não ultrapassar os limites de velocidade.

O Aviso de Transposição de Faixa, sistema automático que controla o desvio da faixa de rodagem, também é de série, enquanto o equipamento opcional inclui o Sistema de deteção dos Ângulos Mortos, Cruise Control Adaptativo (ACC), que adapta a velocidade da viatura ao trânsito e a distância em relação ao veículo da frente, e Travagem de Emergência Autónoma.

O novo sistema de Reconhecimento de Sinais de Trânsito consiste numa câmara, montada na parte de dentro do para-brisas, que lê os limites de velocidade dos sinais de trânsito presentes ao longo do percurso. Os dados lidos são enviados, em tempo real, para o mostrador do painel de instrumentos, alertando o condutor para os limites a cumprir.

Alerta de Velocidade: esta é uma nova funcionalidade do Limitador de Velocidade e, quando é ativada, adapta a velocidade da viatura com um simples clique. Em pormenor, o Reconhecimento de Sinais de Trânsito identifica os limites de velocidade e o inovador Alerta de Velocidade reduz a velocidade de forma simples e pronta para benefício da segurança. Em suma, é um inestimável companheiro de viagem.

O Aviso de Transposição de Faixa é um sistema que utiliza o sensor ótico da câmara para identificar a posição da viatura em relação às marcações da faixa de rodagem da estrada. Se a viatura se desviar da faixa, situação identificada pela mudança de trajetória sem ativação dos indicadores de direção, o sistema emite um alarme visual e aplica binário adicional no volante para contrariar a involuntária mudança de faixa. O Alerta de Transposição de Faixa opera a velocidades entre 60 e 180 km/h e pode ser ativado pelo condutor.

O Cruise Control Adaptativo pode ser ativado para redução automática da velocidade estabelecida quando a viatura se aproxima do veículo que segue à sua frente na mesma faixa, ou quando outro veículo muda para a mesma faixa. O sistema regressa à velocidade estabelecida quando o veículo à frente acelera ou muda para outra faixa. Também mantém a viatura à distância definida pelo condutor em relação ao veículo da frente. Opera a partir de 30 km/h.

A função de Travagem de Emergência Autónoma disponível no Novo 500X consegue reconhecer obstáculos no percurso da viatura e travar automaticamente se o condutor não intervier para evitar uma colisão. O sistema de ajuda à travagem dispõe de três funções: Travagem de Emergência Autónoma, Perfill e Assistência à Travagem. A primeira destas funções, embora respeitando as intenções do condutor e deixando-lhe o total controlo da viatura, aplica uma força de travagem de emergência após cuidadosa avaliação da posição e da velocidade dos obstáculos, da velocidade da viatura, da aceleração lateral, do ângulo da direção e da pressão aplicada sobre o pedal do acelerador (e de quaisquer mudanças deste valor). Já o sistema Prefill ativa antecipadamente o sistema de travagem para oferecer uma resposta mais imediata, tanto quando é acionada a Travagem de Emergência Autónoma, como quando o condutor carrega no travão. Por fim, a Assistência à Travagem reconhece situações de emergência e modifica a resposta ao pedal do travão para uma travagem ainda mais rápida em condições em que o tempo de resposta é crucial.

Os faróis dianteiros automáticos com função Adaptativa das Luzes de Máximos ligam e desligam automaticamente as luzes de máximos, em função do nível de luminosidade externa, e podem ser equipados com a função Adaptativa das Luzes de Máximos, que muda as luzes de máximos para luzes de médios ao cruzar com outro veículo.

Os sistemas de Monitorização de Ângulos Mortos e de Deteção de Veículos em Aproximação Posterior utilizam sensores de radar para ajudar os condutores durante as mudanças de faixa e nas alturas em que ultrapassam ou são ultrapassados por veículos fora do seu ângulo de visão. O sistema de Monitorização de Ângulos Mortos alerta o condutor para a presença de veículos nos ângulos mortos através de ícones iluminados nos retrovisores exteriores e de um sinal sonoro. Ao fazer marcha atrás para sair de um local de estacionamento, o sistema de Deteção de Veículos em Aproximação Posterior alerta o condutor se detetar veículos a aproximarem-se de qualquer um dos lados.

O Sensor de Chuva e de Luminosidade é constituído por um sensor de infravermelhos colocado por trás do retrovisor interno que envia continuamente raios infravermelhos para o para-brisas a fim de detetar gotas de água. Se for detetada chuva, o sistema ativa automaticamente o limpa-para-brisas. De igual modo, em caso de fraca luz externa, o sensor de luminosidade liga automaticamente os faróis dianteiros para melhorar a luminosidade e, logo, a segurança.

Através da câmara de marcha atrás, o sistema Uconnect oferece um amplo ângulo de visão da zona imediatamente por trás da viatura, permitindo que o condutor faça marcha atrás facilmente e com a maior segurança. Dispõe de grelha de linhas dinâmicas para fácil orientação nas manobras de estacionamento em espaços apertados e em áreas pequenas.

Com o sistema de Entrada e Ignição sem Chave, quando o condutor se aproxima e aciona o puxador da porta, o módulo de controlo do sistema verifica se a chave está perto, reconhece os códigos encriptados transmitidos por frequência de rádio e destranca a porta. Tudo o que o condutor precisa de fazer é sentar-se ao volante e ligar o motor apenas carregando no botão presente no tabliê. Este sistema é, portanto, bastante prático, especialmente se a chave estiver num bolso ou numa mala e se o condutor tiver as mãos ocupadas com sacos ou caixas.

O Retrovisor Ativo é um espelho antiencandeamento que, após ativação da função através de um botão específico, reduz automaticamente a luz ofuscante de um veículo que siga na sua traseira.

Novo Fiat 500X
Novo Fiat 500X. Foto: DR

Conectividade avançada e integração Apple CarPlay

Realizar as soluções mais inteligentes, que simplificam e melhoram a vida ao volante, acessíveis a todos, é um dos pontos fulcrais da missão da marca Fiat. Esta abordagem é bem visível no sistema UconnectTM 7″ HD LIVE com ecrã tátil, a última palavra em conectividade com a integração com Apple CarPlay e a compatibilidade com Android AutoTM.

Este desenvolvimento criado para clientes particularmente interessados em conetividade, representa a última tendência no campo do infoentretenimento. O inovador sistema Mopar Connect, que combina serviços de assistência à distância e funções de controlo para garantir tranquilidade ao volante e controlo permanente ao alcance do smartphone, está disponível como opcional.

O UconnectTM 7″ HD LIVE, última geração do sistema UconnectTM com ecrã de 7 polegadas de alta resolução, interface mãos-livres Bluetooth, streaming áudio, função de leitura de mensagens e de reconhecimento de voz, entradas Aux e USB com integração de iPod e comandos no volante, faz parte do equipamento de série. A câmara traseira de estacionamento e o novo sistema de navegação integrado TomTom 3D estão disponíveis como opcionais.

O utilizador estará sempre ligado aos serviços UconnectTM LIVE. Ao descarregar a app gratuita UconnectTM LIVE da App Store ou da Google Play Store para o respetivo smartphone, pode usufruir totalmente dos benefícios dos serviços UconnectTM LIVE, que incluem disponibilidade de música em streaming com o Deezer e o TuneIn, notícias da Reuters e navegação conectada com o TomTom LIVE, além de poder manter-se em contato com os amigos através do Facebook Check-in e Twitter.

As apps eco:Drive e my:Car asseguram que o cliente pode supervisionar o próprio estilo de condução para melhorar a economia de combustível e os custos de exercício da sua viatura, onde quer que deseje ir.

Funções Apple CarPlay e Android AutoTM: o conteúdo mais especial do sistema UconnectTM é a integração do sistema Apple CarPlay – o modo mais inteligente e seguro de utilizar um iPhone enquanto se conduz – e a compatibilidade com Android AutoTM, para desfrutar todas as funções do Google.

O sistema Apple CarPlay mostra as indicações do percurso otimizadas em função do trânsito e pode ser utilizado para fazer chamadas, enviar e receber mensagens de texto e ouvir música, sempre concentrado na estrada. Basta conetar o seu iPhone e seguir viagem.

O sistema é também compatível com Android AutoTM, para continuar a experiência Android na viatura, “projetando” apps e serviços no ecrã central, tendo sido concebido para consultar informação com facilidade e segurança enquanto se conduz.

O condutor pode usar o Google MapsTM para receber indicações do percurso e aceder a músicas, a conteúdos multimédia e às aplicações favoritas de mensagens. A interação fácil e imediata com dispositivos garante a comodidade de manter o mesmo sistema operativo também quando se está no carro, para estar constantemente conectado e conduzir com segurança, o que se traduz em grande qualidade de vida a bordo e melhor ergonomia.

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Novo Fiat 500X. Foto: DR

Gama completa para todas as necessidades de mobilidade

A gama compreende três versões nos principais mercados da Região EMEA: o Novo 500X Urban, a interpretação mais cosmopolita do modelo Fiat; o Novo 500X City Cross, para se libertar do trânsito quotidiano; e o Novo 500X Cross, o topo de gama, para empreender excitantes aventuras mesmo com neve ou em estradas enlameadas.

A oferta é composta por cinco motores, duas alternativas de tração (dianteira ou integral) e quatro tipos de transmissão (manual de cinco ou seis velocidades, automática DTC de seis relações e automática de nove velocidades).

Os clientes podem ainda escolher entre 14 cores: além das novas opções Branco Pearl tricamada e das novas alternativas metalizadas Azul Italia e Verde Techno, a oferta inclui as cores metalizadas Azul Jeans, Azul Venezia, Cinzento Argento e Cinzento Moda, as cores pastel Branco Gelato, Preto Cinema, Bege Cappuccino e Vermelho Passione, as cores mate Azul Matt Jeans e Verde Matt Alpi, e a cor tricamada Vermelho Amore. A oferta completa-se com jantes disponíveis em sete desenhos (de 16″, 17″ ou 18″) e várias configurações internas.

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Novo Fiat 500X. Foto: DR

Em pormenor, a gama do Novo 500X começa no nível de equipamento Urban, que representa uma excelente alternativa às viaturas do segmento C, pois oferece melhor relação conteúdo/preço em termos de equipamento. Basta dizer que o equipamento de série da versão mais cosmopolita inclui luzes diurnas e luzes traseiras com LED, novo volante revestido a pele Techno, novo painel de instrumentos com mostrador monocromático de 3,5” TFT e duas entradas USB, ar condicionado de comando manual, Cruise Control, travão de estacionamento elétrico e banco traseiro fracionado 60/40. O equipamento conta ainda com os novos sistemas de assistência à condução Reconhecimento de Sinais de Trânsito e Alerta de Velocidade, além do Alerta de Transposição de Faixa, 6 airbags (dianteiros, de janela e laterais) e ESC (Controlo de Estabilidade Eletrónico).

A segunda interpretação do Novo 500X é o City Cross, que se distingue pelas novas proteções off-road nos pára-choques dianteiros. A estética off-road é ainda realçada pelas jantes em liga leve de 16″, pelos acabamentos cromados acetinados e pelo revestimento dos retrovisores na cor da carroçaria. De série também os faróis de nevoeiro dianteiros, o tabliê da cor da carroçaria, o sistema Uconnect de 7″ com integração com Apple CarPlay e compatibilidade com Android Auto com rádio digital DAB.

A terceira e última interpretação do modelo é o Novo 500X Cross, a versão topo de gama, que inclui jantes em liga leve de 17″, barras no teto e vidros escurecidos, além do equipamento off-road específico da versão precedente. No interior, este nível de equipamento distingue-se pelo sistema Uconnect 7″ com sistema de navegação, integração com Apple CarPlay e compatibilidade com Android Auto. Igualmente de série são o ar condicionado de comando automático, os sensores traseiros de estacionamento, a câmara traseira de estacionamento e o sensor de luminosidade.

Mas a Fiat permite ainda que com os muitos packs específicos disponíveis, os clientes possam personalizar ainda mais a sua viatura, economizando mais em comparação com a aquisição de opcionais separadamente.