Horizonte 2020 da CE lança prémios de € 5 milhões para motores limpos

Para estimular a investigação e a Inovação em motores menos poluentes a Comissão Europeia (CE) lançou dois prémios Horizonte. A CE espera identificar ideias inovadoras que possam reduzir drasticamente a poluição do ar causada pelos transportes.

Prémios Horizonte. foto: ©CE

O prémio Horizonte no valor de 3,5 milhões de euros destina-se à melhor proposta para o motor mais limpo do futuro. Para um acessório de motor que limpe o ar, o valor do prémio é de 1,5 milhões de euros. O financiamento dos prémios tem origem no programa de investigação da União Europeia Horizonte 2020, e será concedido às pessoas ou equipas com as soluções mais eficazes para cada um dos desafios.

Para Carlos Moedas, Comissário Europeu para a Investigação, Inovação e Ciência, “os prémios são uma ótima maneira de recompensar e estimular a inovação. A tecnologia de motor limpo é algo que temos de conseguir se quisermos atingir os nossos ambiciosos objetivos em relação ao clima, energia e qualidade do ar”.

Com os dois prémios agora instituídos e divulgados na conferência ‘Research Arena Transporte (TRA) 2016’, em Varsóvia, no valor total de 5 milhões de euros, o Comissário, espera “gerar uma dinâmica e investimento em motores de tecnologia limpa”.

“Ao projetar os dois novos prémios Horizonte, uma das perguntas que a Comissão tinha em mente era se seria possível criar um motor perfeito com emissões tóxicas insignificantes e baixo consumo de combustível. Mesmo se agora fosse inventado, a substituição das centenas de milhões de carros, que são a causa do problema de hoje, levaria anos ou mesmo décadas”, é referido em comunicado.

Neste sentido, foi criado o prémio Horizonte para o acessório de motor para um ar limpo que pretende ser uma alternativa mais imediata para limpar os atuais motores diesel. Esta solução teria um efeito temporário até à introdução de melhores motores, ou até que os carros elétricos se tornem dominantes.

O Prémio Horizonte para o futuro motor mais limpo tem como objetivo preparar o caminho para este futuro motor desenvolvendo a tecnologia que limpa os gases de escape. Poderá um filtro, um aditivo, um sistema de combustão ou qualquer outra tecnologia. Apenas cabe à criatividade dos cientistas europeus e especialistas industriais.

As candidaturas aos prémios estão abertas, indica a CE, a partir de agora e até 12 de setembro de 2017 para o acessório do motor, e até 20 de agosto de 2019 para o futuro motor mais limpo.

Os candidatos têm liberdade total na abordagem aos temas dos prémios, o que interessa, indica a CE, é uma solução inovadora. As regras do concurso de ambos os prémios estão disponíveis online no site dedicado aos Prémios Horizonte.