302 portugueses de 18 anos vão viajar pela Europa com bilhetes da UE

Vão começar a viajem os jovens de 18 anos selecionados na candidatura à iniciativa DiscoverEU, da Comissão Europeia. Das 100 mil candidaturas foram atribuídas viagens a 15 mil jovens e destes 302 são portugueses.

302 portugueses de 18 anos vão viajar pela Europa com bilhetes da UE
302 portugueses de 18 anos vão viajar pela Europa com bilhetes da UE. Foto: Rosa Pinto

A primeira ronda da Iniciativa DiscoverEU, lançada pela Comissão Europeia, recebeu mais de 100 mil candidaturas de jovens de todos os Estados-Membros.

A lista final dos selecionados já foi publicada e dos 15 mil jovens beneficiários, 302 são portugueses. A Comissão indicou que todos os selecionados vão ser contactados para que possam reservar as suas viagens.

Os jovens podem viajar, sozinhos ou em grupos de um máximo de cinco, durante 30 dias, entre um e quatro destinos europeus fora do seu país de origem. Todas as viagens terão início entre 9 de julho e 30 de setembro de 2018.

A regra geral é os jovens viajarem de comboio, no entanto, podem vir a ser usados meios de transporte alternativos em casos excecionais. Além disso, a rota indicada na candidatura pode ainda ser alterada pelo participante.

Todas as quotas por Estado-Membro da União Europeia foram alcançadas. Dado que 2018 ser o Ano Europeu do Património Cultural, os viajantes terão a oportunidade de participar em eventos organizados no âmbito do Ano Europeu durante o período de verão.

Tibor Navracsics, Comissário de Educação, Cultura, Juventude e Desporto, referiu: “Estou muito contente pois 15 mil vão receber as boas notícias das suas candidaturas a um passe de viagem DiscoverEU. Estou confiante de que as experiências neste verão lhes trarão uma mudança positiva nas suas vidas. O interesse nesta iniciativa por parte de jovens de toda a Europa tem sido enorme e espero que muitos deles aproveitem esta oportunidade de viagem durante este ano.”

Um segundo período de candidaturas para mais 10 mil bilhetes terá lugar no outono de 2018.