A pessoa em primeiro lugar: Fórum da OCDE sobre o futuro da saúde

Especialistas em saúde debatem em Paris, no Fórum da OCDE, temas como a evolução tecnológica digital e a colaboração internacional e intersectorial na saúde. Ministros da saúde falam sobre o futuro dos sistemas e os cuidados de saúde.

A pessoa em primeiro lugar: Fórum da OCDE sobre o futuro da saúde
A pessoa em primeiro lugar: Fórum da OCDE sobre o futuro da saúde

Os sistemas de saúde e as diversas entidades ligadas ao setor estão a enfrentar profundos desafios. As necessidades e as expetativas das pessoas estão a mudar, e a tecnologia digital abre novas possibilidades que promete interromper os atuais processos e procedimentos, bem como os princípios e as crenças.

Enquanto muitas indústrias têm-se reinventado em torno do consumidor, no que respeita aos cuidados de saúde existe uma enorme lacuna entre as pessoas que têm já uma ação de futuro e os serviços que se mantêm ancorados no passado.

Num mundo cada vez mais complexo, mas que oferece crescentes oportunidades, os sistemas de saúde devem ser organizados em torno das necessidades do utente do serviço. Uma abordagem centrada nos objetivos para melhorar a qualidade, reduzir o desperdício e melhorar a saúde e bem-estar.

O Fórum da OCDE em Paris, a 16 de Janeiro, vai abordar os temas: Como usar a tecnologia digital para criar sistemas dinâmicos; Como superar os desafios técnicos, institucionais e culturais; Como apoiar as pessoas com necessidades complexas e a importância da colaboração internacional e intersetorial para atingir os objetivos.

O Fórum também vai incluir um debate com um pequeno grupo de Ministros da Saúde sobre o futuro da saúde e cuidados de saúde.