Aahrus e Pafos: Capitais Europeias da Cultura 2017

Aahrus, na Dinamarca, e Pafos, em Chipre, são as Capitais Europeias de Cultura 2017. Centenas de atividades culturais vão transformar as duas cidades em espaços de criatividade e de cultura num grande contexto europeu.

0
6
Partilhas
Aahrus e Pafos: Capitais Europeias da Cultura 2017
Aahrus e Pafos: Capitais Europeias da Cultura 2017. Foto: Rosa Pinto

Desde o dia 1 de janeiro de 2017 que a cidade cipriota de Pafos, e a cidade dinamarquesa de Aahrus, acolhem um dos projetos mais populares da União Europeia, ostentando o título de Capital Europeia da Cultura.

O programa cultural terá início oficial em 21 de janeiro em Aarhus e a cerimónia de abertura de Pafos terá lugar a 28 de janeiro, com a presença de Christos Stylianides, Comissário europeu para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crises.

O Tibor Navracsics, Comissário europeu para a Educação, Cultura, Juventude e Desporto, referiu que “o título de Capital Europeia da Cultura é uma oportunidade única de congregar as comunidades em torno da cultura e de fomentar parcerias fortes a nível local, europeu e internacional para o futuro”.

“Desejo a Aahrus e Pafos os maiores êxitos para 2017”. Ambas as cidades propõem programas que patenteiam séculos de cultura, servindo-se de diferentes formas de arte para abordar os problemas socioeconómicos que a Europa enfrenta atualmente.

Aarhus 2017 – ‘Repensar’

‘Repensar’ é o tema central de Aarhus 2017. A cidade dinamarquesa vai mostrar como as artes, a cultura e o setor criativo nos podem ajudar a repensar e a moldar os nossos padrões de comportamento sociais, urbanos, culturais e económicos de base, e a encontrar novas soluções para problemas comuns.

Em Aarhus 2017, uma saga viquingue representada sobre um telhado, uma exposição de arte que se estende da cidade até ao litoral, um ‘Fórum Mundial da Criatividade’ e um festival internacional de literatura infantil são apenas alguns dos muitos eventos que, com ideias criativas, farão a ponte entre o passado, o presente e o futuro.

O programa cultural de Aarhus 2017 tem as crianças no centro das celebrações. Centenas de crianças da região da Dinamarca Central vão estar presentes em Aarhus para imaginar o futuro numa série de eventos intitulados ‘País dos Desejos’. Durante a cerimónia de abertura, ao cair da noite, um espetáculo grandioso e cheio de pompa, com espíritos e divindades viquingues no céu, vai marcar o início do ano da cidade enquanto Capital Europeia da Cultura.

Pafos 2017 - ‘Ligar continentes, aproximar culturas’

‘Ligar continentes, aproximar culturas’ é o fio condutor que anima centenas de eventos organizados no âmbito de Pafos 2017. A primeira cidade cipriota a ser declarada Capital Europeia da Cultura faz valer as suas experiências de multiculturalismo e de proximidade geográfica com os países do Médio Oriente e do Norte de África para reforçar as relações entre os países e as culturas.

Pafos vai tornar-se um enorme palco aberto, uma ‘Fábrica ao Ar Livre’, onde uma tradição de milhares de anos de vida cultural em espaços abertos se encontra com formas contemporâneas de criar, de pensar e de viver.

A cerimónia de abertura de Pafos 2017 inspira-se num dos temas do programa cultural do ano: ‘Mito e Religião’. Será dada nova vida ao mito de Pigmalião e Galateia e a outras narrativas da história de Pafos num espetáculo único de dança e de música. Durante o fim-de-semana de abertura, 28 e 29 de janeiro, a cidade será convertida numa ‘fábrica ao ar livre’, com numerosos espetáculos e representações artísticas.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

wpDiscuz