Acordo EUA-Japão e compra do milho americano pelo Japão

Presidente dos EUA, Donald Trump e primeiro-ministro do Japão, Shinzō Abe, anunciaram, em Biarritz, durante a cimeira do G7, um acordo comercial. O acordo abrange produtos agrícolas, tarifas industriais, e comércio digital.

Acordo EUA-Japão e compra do milho americano pelo Japão
Acordo EUA-Japão e compra do milho americano pelo Japão. Foto: DR

“É um negócio muito grande para os nossos agricultores”, referiu o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após reunião com o primeiro-ministro do Japão, Shinzō Abe. O acordo entre os Estados Unidos e o Japão vai permitir escoar muito do cereal e carne em excesso da produção da agricultura norte-americana.

Os EUA vende mais de 2 mil milhões de dólares de carne bovina para o Japão e o novo acordo vai permitir que as que as transações de façam com tarifas mais baixas e por conseguinte a carne americana fica mais competitiva para o mercado japonês.

O acordo de comércio, EUA-Japão, anunciado hoje, envolve três setores: “agricultura, tarifas industriais, e comércio digital” abrindo “os mercados para mais de sete milhões dólares de produtos”

O Presidente americano referiu que os agricultores americanos têm, em várias locais do país, excesso de milho, dado que a China não fez o que disse que fazia. Agora o primeiro-ministro Shinzō Abe, em nome do Japão, vai comprar todo esse milho.