AIR Centre inaugura instalações no Brasil

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, vai estar presente na inauguração das instalações do Centro Internacional de Investigação do Atlântico – AIR Centre, no Rio de Janeiro e em Salvador da Bahia, no Brasil.

AIR Centre inaugura instalações no Brasil
AIR Centre inaugura instalações no Brasil. Ministro Manuel Heitor. Foto: © TVEuropa

O Centro Internacional de Investigação do AtlânticoAIR Centre inaugura instalações no Brasil, nas cidades do Rio de Janeiro e em Salvador da Bahia. Para a cerimónia de inauguração desloca-se ao Brasil o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor. A inauguração conta também com a presença do Diretor do Centro Internacional de Investigação do Atlântico – AIR Centre, José Joaquín Hernández-Brito, e de Maurício Guedes, Diretor de Tecnologia da FAPERJ no Rio de Janeiro e membro da Direção do AIR Centre.

Os dois novos polos do AIR Centre no Brasil vêm reforçar a afirmação internacional do AIR Centre, após o Reino Unido ter, também, assumido em julho a sua participação formal através do Centro Catapult de Oxford sobre aplicações de satélites. Nick Veck, Diretor do centro inglês é também membro da direção do AIR Centre.

O “AIR Centre Rio de Janeiro” fica situado no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão, e tem o apoio da FAPERJ, a agência de financiamento para atividades de investigação e inovação do Estado do Rio de Janeiro.

O centro que é inaugurado dia 9 de agosto é lançado em estreita colaboração com investigadores da UFRJ e empresas sediadas na Ilha do Fundão, destacando-se também o envolvimento do professor Luiz Landau, Coordenador Geral do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (LAMCE-COPPE/UFRJ), “com atividades nas áreas de computação e aplicações diversas de âmbito científico e empresarial com impacto em segurança marítima, no apoio às pescas, na monitoração de padrões de mobilidade nas cidades, e no estímulo da biodiversidade e a gestão do risco”.

Na inauguração do “AIR Centre Rio de Janeiro”, que é assinalada numa conferência, intervém Ministro Manuel Heitor com o tema “Interações Atlânticas: uma agenda de investigação inovação para as regiões Atlânticas”. É também apresentado o Projeto-Piloto “Plataforma Integrada de Monitoramento e Observação Meteo-Oceanográfica para a Baía de Guanabara”, que inclui o acesso a infraestrutura de visualização científica do LAMCE-COPPE/UFRJ. Esta infraestrutura inclui simulação 3D, manipulação de dados geográficos em Tempo Real e Realidade Virtual e Aumentada. Na conferência intervêm ainda a Reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, e José́ Carlos Pinto, Diretor Executivo do Parque Tecnológico da UFRJ.

No dia 14 de agosto, é inaugurado o “AIR Centre Bahia”, que inclui uma conferência a decorrer nas instalações do SENAI-Bahia, em Salvador. O “AIR Centre Bahia” é lançado em estreita colaboração com investigadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, e conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA).

O centro vai incluir atividades nas áreas da observação da Terra e aplicações computacionais, incluindo o recurso a metodologias de inteligência artificial no apoio às pescas, na monitoração de padrões de biodiversidade e na gestão do risco.