Air Tanzania recebe primeiro avião Airbus A220

Airbus entregou à Air Tanzania o primeiro avião A220, e desta forma a companhia da Tanzânia passou a ser a primeira sediada em África a operar uma aeronave A220. A companhia espera conquistar rotas de longo curso.

Air Tanzania recebe primeiro avião Airbus A220
Air Tanzania recebe primeiro avião Airbus A220. Foto: Airbus

A Air Tanzania tornou-se a primeira companhia aérea africana a receber a aeronave Airbus A220, a mais nova das aeronaves comerciais da Airbus. Air Tanzania (As Asas do Kilimanjaro) também tornou-se o mais recente membro de operadores de aeronaves da Airbus.

Representantes da companhia aérea Air Tanzania, bem como funcionários do governo da República Unida da Tanzânia, juntamente com executivos do programa A220, comemoraram a entrega da aeronave na linha de montagem de A220 de Mirabel. A Air Tanzania torna-se a quinta companhia aérea a nível global com uma aeronave da família A220.

“O incomparável conforto dos passageiros do A220, combinado com seu notável desempenho e economia, será um excelente trunfo para desenvolver ainda mais a rede da Air Tanzania”, referiu Tito Kasambala, CEO da Tanzanian Government Flight Agency (TGFA).

O novo avião A220 vai permitir à Air Tanzania desenvolver ainda mais o seu mercado doméstico e regional, bem como abrir novas rotas para a Índia e o Médio Oriente a partir da sua base em Dar es Salaam.

“Com a adição do A220 à nossa frota, estamos confiantes de que vamos expandir a nossa presença nos mercados africanos em crescimento, e à medida que desbloquearmos novas rotas iremos reconquistar a nossa posição como um participante chave no mercado de transporte aéreo africano”, acrescentou Ladislaus Matindi, Diretor Executivo e CEO da Air Tanzania Company Limited.

“Depois da Europa, Ásia e América, estamos orgulhosos de ver a aeronave A220 voar também no continente africano e com a marca da Air Tanzania. Com mais de 240 aeronaves Airbus a voar em África e uma grande rede de escritórios de serviços na região, estamos prontos para contribuir para o sucesso da companhia aérea”, referiu Philippe Balducchi, CEO da parceria A220.

A A220 é a única aeronave projetada para o mercado de 100 a150 lugares, oferece uma eficiência de combustível imbatível, conforto de verdadeiro widebody numa aeronave de corredor único, e reúne a aerodinâmica de última geração, materiais avançados e os motores de última geração PW1500G da Pratt & Whitney para oferecer pelo menos 20% de consumo de combustível por assento em comparação com as aeronaves da geração anterior. O Avião A220 oferece uma capacidade de voo até 5.020 quilómetros, ou seja, um dos maiores desempenhos em aeronaves de corredor único.

A Airbus possuiu uma carteira de encomendas de mais de 400 aviões A220, até à data. Um avião que tem todas as credenciais para ganhar a maior parte do mercado de aeronaves de 100 a 150 lugares, que é estimado em pelo menos 7.000 aeronaves nos próximos 20 anos.