
Verão é tempo de férias com viagens mais longas. Férias com a família em que todos os momentos não devem ser desperdiçados por percalços por falta de precaução com os veículos. Situações que podem ser minimizados, indica especialista da rede de oficinas especializadas na manutenção, Euromaster.
Entre as diversas medidas que podem ser adotadas, o especialista da Euromaster recomenda a verificação de oito componentes essenciais do veículo antes de iniciar viajem:
1.Estado dos pneus: Estes são os “sapatos” do carro e os únicos elementos de contacto com o asfalto. Assim, é essencial verificar se a profundidade do piso é de, pelo menos, 1,6 mm — de acordo com a legislação, embora a Euromaster recomende pelo menos 2 mm — e se os níveis de pressão dos pneus são adequados, conforme especificado por cada fabricante. Tudo isto garante uma boa aderência do pneu à estrada e prolonga a sua vida útil.
2.Nível e estado do óleo: Conhecido como a “o sangue” do veículo, o óleo reduz o desgaste do motor e previne avarias dispendiosas, que podem ultrapassar os 6.000 euros, o que equivale ao custo de uma troca completa do motor, caso seja necessário. Por isso, convém verificar o nível do óleo e trocá-lo quando necessário, juntamente com o filtro (que custa entre 80 euros e 130 euros), um investimento que vale a pena para manter o motor em boas condições.
3.Líquido dos travões e pastilhas: O líquido dos travões deve estar a nível e em boas condições para garantir uma travagem segura. Recomenda-se a sua troca de 2 em 2 anos para evitar a corrosão e a perda de eficiência na travagem. Além disso, as pastilhas de travão, que custam entre 80 euros e 140 euros, devem ser substituídas regularmente para evitar danos nos discos e reduzir o risco de acidentes.
4.Amortecedores: Este componente mantém a estabilidade do automóvel e afeta diretamente o controlo da viatura. Um amortecedor danificado pode também afetar a eficácia dos travões e da direção, comprometendo a segurança na condução.
5.Nível do líquido de refrigeração: No verão, manter o líquido de refrigeração em bom estado – cuja substituição custa entre 40 euros e 70 euros – ajuda a evitar o sobreaquecimento do motor e possíveis avarias de motor.
6.Escovas e líquido do limpa-para-brisas: Uma boa visibilidade é fundamental, especialmente no verão, quando podem surgir tempestades repentinamente, ou para limpar o para-brisas das poeiras. Verificar e substituir as escovas e completar o líquido do limpa-para-brisas garante uma visão clara em todos os momentos.
7.Funcionamento dos faróis: O bom funcionamento dos faróis permite que o condutor veja e o seu veículo seja visto, reduzindo os riscos em condições de baixa ou má visibilidade, especialmente à noite ou em condições meteorológicas adversas.
8.Bateria: Uma bateria em boas condições garante um arranque suave do motor e o bom funcionamento de todo o sistema elétrico. Recomenda-se a sua revisão pelo menos uma vez por ano, uma vez que a sua vida útil é, em média, de cinco anos.