Alerta: Pacientes e médicos do hospital Al-Shifa em risco de vida

Alerta: Pacientes e médicos do hospital Al-Shifa em risco de vida
Alerta: Pacientes e médicos do hospital Al-Shifa em risco de vida. Foto: © OMS/arquivo

Duas semanas depois das forças israelitas terem invadido o Complexo Médico Al-Shifa, em Gaza, ainda permanecem num dos edifícios 107 pacientes em condições desumanas, sem água, sem eletricidade e sem medicamentos, destes 30 pacientes não possuem qualquer mobilidade, além de 60 profissionais médicos, indicou o Ministério da Saúde de Gaza.

As forças militares israelitas têm impedido todas as tentativas de evacuação dos pacientes por instituições internacionais. O Ministério da Saúde de Gaza alerta que as vidas dos pacientes em Al-Shifa estão em grave perigo e apela a todos as entidades internacionais que tomem medidas urgentes para salvar as vidas dos pacientes.

Do relato diário das vítimas devido aos bombardeamentos ataques israelitas na Faixa de Gaza o Ministério da Saúde indicou que nas últimas 24 horas terão sido mortos mais 82 palestinianos e feridos mais 98.

Os números podem subir dado que um número indeterminado de vítimas ainda estará sob os escombros e nas estradas, e às quais as equipas de ambulâncias e da defesa civil não têm acesso.

Assim, globalmente o número de vítimas na Faixa de Gaza desde 7 de outubro de 2023 a aumentou para pelo menos 32.705 palestinianos mortos e para pelo menos 75.190 palestinianos feridos.