Aliança das Nações Europeias para o Empreendedorismo vai ter sede em Portugal

Portugal vai ser a sede da Aliança das Nações Europeias para o Empreendedorismo. Uma estrutura permanente europeia para estimular o crescimento do ecossistema empreendedor europeu de 246 mil startups com 5,6 milhões de postos de trabalho.

Aliança das Nações Europeias para o Empreendedorismo vai ter sede em Portugal
Aliança das Nações Europeias para o Empreendedorismo vai ter sede em Portugal. Foto: © Rosa Pinto

Portugal e Comissão Europeia acordam criar uma Estrutura Permanente Europeia para a área do Empreendedorismo. A nova entidade, designada Europe Startup Nations AllianceAliança das Nações Europeias para o Empreendedorismo, terá sede em Portugal e a sua constituição formal será concluída em 2021.

A Europe Startup Nations Alliance tem como objetivo estimular o crescimento do ecossistema empreendedor europeu, através da articulação e harmonização das agendas nacionais de cada um dos 27 Estados Membros, e tem por base os standards comuns assinados na Declaração Startup Nations Standards – Declaração sobre o Standard Europeu para as Nações Empreendedoras.

Numa Europa de 246 mil startups com 5,6 milhões de postos de trabalho, o objetivo desta estrutura é estimular o crescimento da economia europeia, atraindo mais investimento, disponibilizando melhor informação e reforçando a marca europeia.

Pedro Siza Vieira, Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, destaca que “este é um importante marco para Portugal, na sua Presidência do Conselho da União Europeia, mas, sobretudo, para o reforço do papel da Europa, num contexto de recuperação económica”.

“Um forte ecossistema empreendedor vai contribuir decisivamente para alcançar maior inovação e competitividade das economias. Este é o momento para reforçarmos pontes e aproximar países, pois, só como um todo, vamos conseguir reter startups e todo o talento deste setor, num contexto global altamente competitivo”, conclui o ministro.