Alimentação caseira pode não ser segura para saúde de bebés

Fórmulas de alimentação para bebés, como as caseiras, podem não ser seguras e colocarem em causa a saúde dos bebés, e serem mesmo fatais. Especialistas pediatras esclarecem os impactos da falta de nutrientes nos produtos para bebés.

Alimentação caseira pode não ser segura para saúde de bebés
Alimentação caseira pode não ser segura para saúde de bebés. Foto: TVEuropa

Com a escassez de produtos para alimentação de bebés, sobretudo nos EUA, os pais e os cuidadores procurem soluções para alimentar os seus bebés. Especialistas do Centro de Controle de Intoxicações de Nova Jersey, na Rutgers New Jersey Medical School, alertam as famílias sobre a desinformação que circula online e nos media sociais, onde são promovidas receitas caseiras.

“Mesmo as melhores intenções podem ter resultados devastadores”, referiu Diane Calello, diretora executiva e médica pediatra do Centro de Controle de Intoxicações de Nova Jersey. “Embora possa parecer seguro usar substitutos ou fazer fórmula caseira para alimentar o seu bebé, pode ser muito perigoso e potencialmente fatal”, concluiu a especialista.

Em face da escassez de produtos para os bebés os especialistas alertam:

Fórmulas nutricionais infantis inseguras

Produtos como bebidas de arroz, leite de cabra, leite de amêndoa, leite de vaca e shakes de proteína, bem como fórmulas caseiras ou diluídas, podem levar rapidamente a graves deficiências nutricionais nas crianças.

A fórmula infantil comercial e o leite materno humano contêm micronutrientes e vitaminas que são essenciais aos bebés. Estes nutrientes adicionais são essenciais para o crescimento e desenvolvimento saudáveis. Pais e cuidadores não devem alimentar o seu bebé com produtos que não contenham os nutrientes diários necessários.

Algumas pessoas estão a alimentar os seus bebés com produtos com mel. Além de serem nutricionalmente deficientes os produtos como bolachas ou cereais que têm mel como ingrediente podem causar um tipo grave de intoxicação alimentar chamado botulismo, em crianças menores de 12 meses.

Alimentação de bebés se escassearem os nutrientes

Quando não é possível uma fórmula com nutrientes para o bebé, é importante falar com o pediatra antes de fazer qualquer alteração. O pediatra pode fornecer orientações sobre as opções disponíveis mais seguras para o bebé, especialmente se ele tiver necessidades especiais de saúde.

A Academia Americana de Pediatria (AAP) emitiu novas orientações para ajudar os cuidadores que lutam para encontrar fórmulas infantis à medida que a escassez piora.

As alternativas são apenas para situações de emergência quando a fórmula não é encontrada. Essas alternativas devem ser usadas apenas por um curto período de tempo; não são alternativas permanentes à fórmula infantil. A fórmula infantil – embora não seja recomendada para bebés – pode ser usada por alguns dias se o bebé tiver quase 12 meses de idade. A AAP também diz que, se necessário, bebés a termo podem ser alimentados com fórmulas feitas para bebés prematuros durante algumas semanas.

Numa situação de emergência absoluta, a AAP indica que o leite de soja fortificado com proteínas e cálcio pode ser uma opção por alguns dias para bebés com quase um ano de idade.

Riscos para os bebés com deficientes nutrientes

Um estudo recente que consta do Relatório Semanal de Morbidade e Mortalidade dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças analisou três incidências separadas de bebés tratados em departamentos de emergência com baixos níveis de cálcio e raquitismo por deficiência de vitamina D após serem alimentados com fórmulas caseiras. Além disso, bebés alimentados com fórmula diluída podem desenvolver desequilíbrio eletrolítico e inchaço cerebral.

Embora a Food and Drug Administration dos EUA esteja considerando a aprovação acelerada de algumas fórmulas importadas, não é seguro comprá-las no momento. Embora muitas fórmulas vendidas na Europa tenham nutrientes adequados, estas precisam vistas sobre uma ótica de segurança, nomeadamente no que diz respeito ao tracing da temperatura.