Alterações na recolha de resíduos em Lisboa devido à COVID-19

Câmara Municipal de Lisboa suspende a recolha porta-a-porta de papel e plástico e reciclável e reforça com novos cuidados a serem observados na deposição dos resíduos.

Alterações na recolha de resíduos em Lisboa devido à COVID-19
Alterações na recolha de resíduos em Lisboa devido à COVID-19. Foto: © Rosa Pinto

O Município de Lisboa indicou que para garantir a proteção da saúde pública e dos trabalhadores envolvidos nas operações de recolha e tratamento de resíduos e, em simultâneo, controlar os fatores de disseminação da doença e contágio de COVID-19 tem vindo a implementar um conjunto de medidas para a assegurar a regular recolha de resíduos na cidade.

O Município referiu que “todas as medidas têm sido implementadas de acordo com as orientações das entidades competentes, nomeadamente Agência Portuguesa do Ambiente, Direção-Geral da Saúde e Entidade Reguladora dos Serviços da Água e Resíduos e seguem diretrizes que estão a ser tomadas em cidades como Amesterdão, Paris, Los Angeles e Roterdão, com quem os serviços de higiene urbana de Lisboa têm mantido contactos nas últimas semanas”.

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) refere que mantém “o seu compromisso com as metas ambientais mais ambiciosas e que a suspensão temporária da recolha porta-a-porta de material reciclável, por motivos do combate à pandemia, em nada altera esse compromisso. A extensão a toda a cidade do projeto piloto de recolha diferenciado de resíduos orgânicos, a funcionar atualmente na Alta de Lisboa, continua como até aqui, na data prevista, 2023”.

A CML apela à colaboração dos munícipes na correta deposição dos resíduos e informa que a partir passa a gestão dos resíduos passa a ser a seguinte:

Está suspensa a recolha seletiva Porta-a-Porta de vidro em entidades comerciais;

Está suspensa a recolha seletiva Porta-a-porta, passando apenas a ser recolhidos resíduos indiferenciados 3 vezes por semana;

Mantém-se a recolha seletiva nos Ecopontos de superfície e subterrâneos;

Todos os serviços de recolha a pedido através do atendimento do município (objetos volumosos/monstros; resíduos de construção e demolição, resíduos de jardins) encontram-se suspensos;

Estão encerrados ao público os Parques de Apoio à Higiene Urbana (entrega de resíduos volumosos e/ou específicos);

Mantém-se a recolha seletiva porta-a-porta de biorresíduos (resíduos alimentares e similares) nas entidades comerciais e no projeto piloto doméstico na Alta de Lisboa.

Nota muito importante

Para as famílias que tenham pessoas infetadas (ou com essa suspeita), os seus resíduos (independentemente do fluxo) devem ser todos colocados em sacos de lixo resistentes e descartáveis, com enchimento até 2/3 (dois terços) da sua capacidade. Os sacos, devidamente fechados, devem ser colocados dentro de um 2.º saco, também devidamente fechado, e depositados no contentor de resíduos indiferenciados. As máscaras e luvas também devem ser colocadas sempre no contentor do lixo indiferenciado.