Animais de estimação beneficiam pessoas com doenças mentais

Novo estudo de investigação concluiu que animais de estimação têm um efeito benéfico em pessoas com problemas de saúde mental. Os dados do estudo podem vir a servir para decisões ligadas às politicas relacionadas com animais de companhia.

Animais de estimação beneficiam pessoas com doenças mentais
Animais de estimação beneficiam pessoas com doenças mentais. Foto: DR

Os animais de estimação oferecem benefícios a pessoas com problemas de saúde mental, é uma das conclusões de um novo estudo realizado por investigadores das universidades de Liverpool, Manchester e Southampton, e já publicado na BMC Psychiatry.

Há um crescente reconhecimento da função terapêutica que os animais de estimação podem desempenhar em relação à saúde mental. No entanto, não houve ainda uma revisão sistemática das evidências relacionadas ao papel abrangente dos animais de companhia e como os animais de estimação podem contribuir no apoio à gestão de uma condição de saúde mental a longo prazo.

O estudo, liderado por Helen Brooks, do Instituto de Psicologia, Saúde e Sociedade da Universidade de Liverpool, explorou a extensão, natureza e qualidade das evidências que implicam o papel e a utilidade da apropriação de animais para pessoas com problemas de saúde mental.

Impactos positivos, negativos e neutros

A equipa de investigadores analisou sistematicamente 17 trabalhos internacionais de investigação, para identificar os impactos positivos, negativos e neutros da apropriação de animais de estimação.

O estudo destacou a ‘intensidade’ da conetividade que as pessoas com animais de companhia relataram e as formas multifacetadas nas quais os animais de estimação contribuíram para o trabalho associado à gestão de uma condição de saúde mental, particularmente em tempos de crise.

Os aspetos negativos da apropriação de animais de estimação também foram destacados, incluindo o ónus prático e emocional da apropriação do animal de estimação e o impacto psicológico que a perda de um animal de estimação tem.

Helen Brooks, referiu que o estudo “sugere que os animais de estimação proporcionam benefícios para as pessoas com condições de saúde mental”, no entanto, acrescentou que “são necessárias mais investigações para testar a natureza e a extensão desse relacionamento.