António Guterres muito aplaudido no debate na ONU

Candidatos ao cargo de Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) participaram num debate, na sede da Organização, em Nova Iorque, onde António Guterres foi muito aplaudido.

António Guterres no debate na ONU
António Guterres no debate na ONU. Foto: © DR

O debate “Leading the United Nations: A Global Townhall with UN Secretary-General candidates” decorreu na Assembleia Geral das Nações Unidas, onde os candidatos responderam a perguntas de diplomatas e a outras formuladas pelo público em geral.

Sobre o debate, Mogens Lykketoft, Presidente da Assembleia Geral da ONU, disse: “Desta vez, queremos garantir que todos os Estados-membros da ONU, de todo o mundo, têm a possibilidade de saber quem são os candidatos, qual a sua visão e como a executam”.

Os candidatos foram divididos em dois grupos para responderam às questões. António Guterres, que foi muito aplaudido, fez parte do primeiro grupo de 5 candidatos, em conjunto com Vesna Pusic, da Croácia, Susana Malcorra, da Argentina, Vuk Jeremic, da Sérvia e Natalia Gherman, da Moldávia.

António Guterres defendeu que se for eleito irá aplicar a paridade de género nas nomeações e considera que as mulheres devem ter acesso a mais poder na organização, referindo que “deve existir nas nomeações uma política de paridade”, e acrescentou: ” Temos de ser claros na forma como são feitas as nomeações de cima para baixo, começando por haver um maior equilíbrio ao nível mais alto”.