Apoio de Portugal à Ucrânia

Portugal apoia a Ucrânia financeiramente e presta diverso auxílio humanitário, proteção a refugiados, médico e envio de meios militares. Bilateralmente e no âmbito europeu o apoio financeiro comprometido de Portugal é já 610 milhões de euros.

Apoio de Portugal à Ucrânia
Apoio de Portugal à Ucrânia. Foto: © TVEuropa

Os apoios à Ucrânia pelos países da União Europeia de forma bilateral e pela União Europeia no seu conjunto tem sido vários. Portugal comprometeu-se a disponibilizar à Ucrânia diretamente, via bilateral, até 2025 um montante de 250 milhões de euros.

O Ministério das Finanças português esclareceu que através dos Mecanismos de Assistência Macrofinanceira à Ucrânia, no plano europeu, foram transferidos para a Ucrânia seis mil milhões de euros em 2022, o que se traduziu no contributo português de 90 milhões de euros, em que 55 milhões beneficiaram de uma garantia adicional do Estado português, enquanto os restantes 35 milhões associados à participação portuguesa nos mecanismos de financiamento regulares da União Europeia.

Em 2023, e apenas no âmbito de um Mecanismo de Assistência Macrofinanceira europeu, já está assegurado um apoio europeu à Ucrânia de 18 mil milhões de euros, dos quais 270 milhões de euros estão associados à participação portuguesa na União Europeia.

Para além do apoio financeiro atribuído e previsto no âmbito europeu acrescem vários auxílios que estão a ser prestados por Portugal para mitigar os efeitos da guerra no povo ucraniano, como é o caso do apoio humanitário, proteção a refugiados, envio de medicamentos e material médico, envio de equipamento militar letal e não letal, treino especializado em áreas como inativação de engenhos explosivos, assistência médica em combate, defesa nuclear, biológica, química e radiológica e instrução militar, disponibilidade para receber militares ucranianos feridos em combate.