Apoio Europeu aos agricultores em 430 milhões de euros

Comissão Europeia aprova pacote adicional extraordinário de 430 milhões de euros de apoio aos agricultores europeus. Cada Estado-membro pode aumentar o apoio em 200% com fundos nacionais. Inflação diminui compra de produtos agrícolas na Europa.

Apoio Europeu aos agricultores em 430 milhões de euros
Apoio Europeu aos agricultores em 430 milhões de euros. Foto: Rosa Pinto

A Comissão Europeia aprovou um pacote de apoio excecional de 330 milhões de euros aos agricultores da Bélgica, Chéquia, Dinamarca, Alemanha, Estónia, Irlanda, Grécia, Espanha, França, Croácia, Itália, Chipre, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Áustria, Portugal, Eslovénia, Finlândia e Suécia. Os agricultores irão beneficiar de assistência financeira adicional.

Os agricultores da Bulgária, Hungria, Polónia, Roménia e da Eslováquia irão receber um apoio separado de 100 milhões de euros para fazer face aos desequilíbrios do mercado.

Todos os países podem complementar este apoio da União Europeia em 200% com fundos nacionais. Várias outras medidas, incluindo a possibilidade de pagamentos antecipados mais elevados, devem apoiar os agricultores afetados por eventos climáticos adversos.

Este pacote de apoio surge numa altura em que os agricultores continuam a enfrentar dificuldades, tal como demonstrado no relatório publicado pela Comissão Europeia relativo à prospetiva a curto prazo sobre os mercados agrícolas da União Europeia.

Os agricultores da União Europeia continuam a enfrentar custos de fatores de produção superiores à média de longo prazo e alguns preços dos produtos agrícolas de base continuam a diminuir. Além disso, os agricultores da UE enfrentaram condições meteorológicas difíceis na primavera, o que conduziu à diminuição das projeções de rendimentos e a uma menor qualidade de vários produtos agrícolas de base.

Ao mesmo tempo, observaram-se sinais iniciais de melhoria. Por exemplo, os fertilizantes tornaram-se mais acessíveis em resultado da queda dos preços do gás natural. Além disso, embora ainda acima da taxa de inflação geral, a inflação dos produtos alimentares na União Europeia está a começar a estabilizar.

A situação macroeconómica geral da UE continua a enfrentar desequilíbrios e incertezas. A inflação na zona euro deverá atingir 5,4% em 2023, com a inflação alimentar a contribuir para 39% do aumento total dos preços ao consumidor. Isto continua a impactar as decisões de compra dos consumidores, beneficiando produtos mais baratos dentro ou fora da mesma categoria, por exemplo, aves em detrimento da carne bovina.

Os produtos lácteos, frutas e vegetais frescos e produtos orgânicos continuam sendo afetados pela fraca procura. Também tem sido particularmente difícil para o setor vitivinícola, com a quebra do consumo de vinho, sobretudo de tinto e rosé, e a diminuição das exportações face a um nível histórico alcançado nos últimos dois anos. Para ultrapassar o problema a Comissão Europeia autorizou recentemente o financiamento da destilação para apoiar os produtores de vinho da União Europeia.

Culturas de cereais, oleaginosas, frutas e legumes

A produção de cereais e oleaginosas da União Europeia pode aumentar em 2023 e 2024, 5% e 8%, respetivamente. As exportações de cereais da União Europeia podem continuar a crescer, cerca de 6%, enquanto as importações de cereais, principalmente da Ucrânia, devem cair 35% em relação ao nível historicamente alto observado em 2022 e 2023. Isto deve-se ao trabalho em curso para melhorar as cadeias e infraestruturas logísticas para as importações ucranianas, mas também a uma maior produção doméstica da União Europeia. Uma tendência semelhante é esperada para as importações de sementes de colza e girassol.

O setor do açúcar está com preços record, e é estimado que a produção de açúcar branco da União Europeia para 2022/2023 seja inferior a 2021/2022 em 12%. Como resultado, as importações de açúcar da União Europeia podem aumentar. A produção pode aumentar na próxima campanha de comercialização, com um aumento esperado de 15,5 milhões de toneladas, apesar do início tardio da campanha de sementeira de beterraba. O consumo de açúcar permanece estável, independentemente dos preços elevados.

Os preços altos têm um impacto contrastante no consumo de frutas e vegetais frescos, com os pêssegos e nectarinas afetados negativamente (também devido uma qualidade inferior), enquanto os tomates frescos permanecem inalterados, graças à disponibilidade doméstica estável.

Produtos de origem animal

As entregas de leite da União Europeia em 2023 podem ser 0,2% menores do que no ano de 2022, já que os abates devem acelerar durante o verão para equilibrar a situação financeira nos produtores.

As exportações da União Europeia de leite em pó desnatado, manteiga e produtos de soro de leite aumentaram, respetivamente, 33%, 11% e 5% de janeiro a março de 2023. Isso se deve a uma queda nos preços dos laticínios da União Europeia e sua maior competitividade em comparação com os principais concorrentes.

A produção de carne bovina da União Europeia registou uma queda de 3,7% no primeiro trimestre do ano e deve cair 1,8% no ano. Uma menor oferta de carne bovina continua sustentar os preços dos produtores de carne bovina.

O consumo de carne bovina continua diminuindo na União Europeia com 1,7% menos que em 2022, em 10kg per capita. O baixo número de suínos abatidos no mercado da União Europeia continua a sustentar os altos preços dos suínos, enquanto a procura da União Europeia permanece alta. No entanto, o consumo per capita de carne de suíno na União Europeia pode diminuir e ficar em torno de 30,4 kg, em 2023.

Em contraste com a evolução nos setores de carne bovina e suína, a sofrer com o declínio dos rebanhos reprodutivos e ainda com altos custos de alimentação (principalmente ração), a produção avícola da União Europeia pode crescer 2,4% em 2023. O consumo per capita de aves na União Europeia pode crescer quase 1 kg, mas não se espera que compense totalmente as perdas em outros tipos de carne e, portanto, o consumo agregado de carne na União Europeia pode cair 0,7 kg, ou seja, 1% em 2023.