App FITescola para educar e estimular melhores hábitos de vida

App FITescola foi apresentada hoje, na Web Summit, reunindo o Presidente da Altice Portugal e o Ministro da Educação. A aplicação desenvolvida na Altice Labs destina-se a educar e a estimular a população estudantil para uma melhor qualidade de vida.

App FITescola para educar e estimular melhores hábitos de vida
App FITescola para educar e estimular melhores hábitos de vida. Foto: TVEuropa

App FITescola que foi desenvolvida na Altice Labs, em Portugal, foi apresentada hoje no Stand da Altice Portugal na Web Summit. A aplicação é exemplo da inovação ao serviço do Futuro e da Educação e resultou de uma parceria da Faculdade de Motricidade Humana e da Direção Geral da Educação e a Altice Portugal.

A aplicação informática que tem como objetivo “educar e a estimular a população estudantil para uma melhor qualidade de vida” reuniu na apresentação o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, o Presidente executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, e o Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira.

A apresentação da App FITescola teve como mote “Igualdade de Oportunidades – Tecnologia ao serviço da Educação” e pode traduzir-se que a tecnologia pode servir como um base para em educação promover uma melhoria dos hábitos de vida.

A aplicação FITescola vai ser lançada já no próximo ano letivo e destina-se numa primeira fase a professores, numa segunda fase, a alunos e familiares numa terceira fase, e tem como “objetivo educar e a estimular a população estudantil para uma melhor qualidade de vida.”

Alexandre Fonseca referiu “a Altice Portugal, através da Altice Labs, garantiu uma nova dinâmica ao projeto, em termos de facilidade de utilização junto dos professores. Desenhada à medida das necessidades identificadas pela DGE, pelo corpo docente, pelas escolas e pelos alunos e familiares, este é mais um claro exemplo de como a inovação pode e deve estar ao serviço das pessoas e do futuro”.

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, destacou a necessidade de mais iniciativas como esta, até porque “é preciso aumentar a literacia digital”, e acrescentou: “Em 2030, queremos chegar aos 80% da nossa população com conhecimentos básicos de TIC. É preciso ainda fazer muito mas já começamos!”.

Mas para Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, nada disto será possível “sem boas infraestruturas tecnológicas e sem bons recursos humanos na engenharia”, e por isso uma “mensagem de estímulo a todas as empresas que estão apostadas na construção de um Portugal melhor, entre as quais está a Altice Portugal”.

Alexandre Fonseca indicou que este era mais um projeto que faz parte da estratégia de responsabilidade social da Altice Portugal que está empenhada em apoiar o Desporto Escolar, “no âmbito do compromisso de intervenção social e apoio ao desenvolvimento, enquanto importante agente social, com enfoque prioritário, entre outras, na área da Educação.”