Aprendizagem é afetada pela duração e frequência do treino

Investigação permitiu verificar que as associações criadas em sessões de treino de curta duração, e espaçadas ao longo de semanas, são mais robustas em comparação o treino de uma única sessão de longa duração.

Aprendizagem é afetada pela duração e frequência do treino
Aprendizagem é afetada pela duração e frequência do treino. Foto: Wimmer et al., JNeurosci

Associações entre estímulos e recompensas são fortalecidas ao longo de semanas de aprendizagem, de acordo com estudo publicado na JNeurosci, uma revista da Sociedade de Neurociência. As conclusões do estudo que investigou a aprendizagem durante um longo período de tempo pode ter implicações para a análise da dependência, pois as associações aprendidas e recompensa são adquiridas gradualmente.

Estudos de aprendizagem baseada em recompensa, em humanos, normalmente envolvem sessões de treino de um minuto de duração. Essas experiências em humanos contrastam com a maioria das investigações em animais que envolvem uma aprendizagem ao longo de dias ou semanas. Além disso, as tarefas de aprendizagem rápida não são representativas de como as pessoas realmente desenvolvem suas preferências ao longo do tempo.

Elliott Wimmer da University College London, no Reino Unido, e outros investigadores, também, da University College London, descobriram que homens e mulheres retêm melhor as associações entre imagens de paisagens e ganhos monetários quando aprendem em sessões de curta duração, espaçadas ao longo de semanas, em comparação com um treino de uma única sessão de 20 minutos.

Neuroimagens revelam que o treino leva a um maior envolvimento das regiões do cérebro relacionadas com a aprendizagem e que cada tipo de aprendizagem envolve diferentes partes do cérebro. Estes resultados fornecem um ponto de partida para explorar como as associações aprendidas têm efeitos negativos sobre a saúde humana e o bem-estar, e como, além disso, podem ser desaprendidas.