As 10 principais inovações médicas para 2022

Vacinas de mRNA de nova geração. Nova abordagem direcionada ao PSMA para cancro da próstata. Novo tratamento para reduzir colesterol LDL. São algumas das inovações para melhorar os cuidados de saúde em 2022, divulgadas pela Cleveland Clinic.

As 10 principais inovações médicas para 2022
As 10 principais inovações médicas para 2022

O Centro Médico Académico em Cleveland, Ohio, EUA, a Cleveland Clinic, anunciou as 10 principais inovações médicas para 2022. A lista de tecnologias inovadoras foi selecionada por um comité de especialistas médicos e investigadores da Cleveland Clinic. O comité é liderado por Geoffrey Vince, diretor executivo de Inovações e presidente de Engenharia Biomédica da Cleveland Clinic.

Por ordem de importância as 10 principais inovações médicas para 2022

1.Próxima Geração de Vacinologia de mRNA

Os avanços na geração, purificação e distribuição celular de RNA permitiram o desenvolvimento de vacinas de mRNA em uma ampla gama de aplicações, como cancro e infeção pelo vírus Zika. A tecnologia é económica, relativamente simples de fabricar e provoca imunidade de uma maneira inovadora. Além disso, o surgimento da pandemia de COVID-19 demonstrou que o mundo precisava do desenvolvimento rápido de uma vacina que pudesse ser distribuída em todo o mundo. Devido a investigações anteriores que lançaram as bases para essa tecnologia, uma vacina eficaz contra a COVID-19 foi desenvolvida, produzida, aprovada e administrada em menos de um ano. Essa tecnologia de mudança de cenário tem o potencial de ser usada para gerir algumas das doenças mais desafiadoras da saúde de forma rápida e eficiente.

2.Terapia por antígeno de membrana específico da próstata no Cancro da Próstata

Por ano, mais de 200.000 homens, nos EUA, recebem um diagnóstico de cancro da próstata – tornando-o o cancro mais comumente diagnosticado entre os homens nos Estados Unidos. A imagem precisa é fundamental para a localização do tumor, estádio da doença e deteção de recorrências. O antígeno de membrana específico da próstata (PSMA, sigla em inglês), um antígeno encontrado em níveis elevados na superfície das células do cancro da próstata, é um potencial biomarcador para a doença. As imagens PMSA PET usam um traçador radioativo para se ligar às proteínas PSMA, que são então combinadas com tomografias computadorizadas ou de ressonância magnética para visualizar a localização das células cancerígenas da próstata. Em 2020, essa tecnologia recebeu a aprovação da FDA com base em ensaios clínicos de fase III, que mostraram uma precisão substancialmente maior para detetar metástases de cancro da próstata em comparação com imagens convencionais com exames de osso e tomografia computadorizada. Quando detetado precocemente por exames PSMA PET.

3.Novo tratamento para a redução do Colesterol LDL

Níveis elevados de colesterol no sangue, particularmente lipoproteínas de baixa densidade (LDL-C), são conhecidos por serem um contribuinte significativo para doenças cardiovasculares. Em 2019, a FDA reviu o pedido de inclisiran no tratamento de hiperlipidemia primária em adultos que têm LDL-C elevado durante uma dose máxima tolerada de terapia com estatina. Inclisiran é um pequeno RNA interferente injetável que tem como alvo a proteína PCSK9. Ao contrário das estatinas, requer doses pouco frequentes (duas vezes por ano) e proporciona redução efetiva e sustentada do LDL-C em conjunto com as estatinas. Seu efeito prolongado pode ajudar a aliviar o não cumprimento da medicação, uma das principais causas de falha na redução dos níveis de colesterol. O Inclisiran foi aprovado pela FDA em dezembro de 2021 e é amplamente considerado um divisor de águas para pacientes com doenças cardíacas.

4.Novo medicamento para tratamento de diabetes tipo 2

Nos Estados Unidos, 1 em cada 10 indivíduos tem diabetes, o que afeta a forma como o corpo processa os alimentos. Uma terapia potencial é um polipeptídeo insulinotrópico dependente de glicose (GIP) injetável uma vez por semana e um agonista do recetor de peptídeo semelhante ao glucagon (GLP-1) que visa controlar o açúcar no sangue. Injetados sob a pele, os recetores GLP-1 e GIP fazem com que o pâncreas liberte insulina e bloqueie o hormônio glucagon, limitando os picos de açúcar no sangue após uma refeição. Além disso, retarda a digestão, fazendo com que os indivíduos permaneçam saciados por mais tempo e comam menos. Até agora, os ensaios clínicos de fase III tardia revelam que o tratamento reduz significativamente a hemoglobina A1C na diabetes tipo 2 e suporta a perda de peso, tornando-o potencialmente a terapia mais eficaz para diabetes e obesidade já desenvolvida.

5.Tratamento inovador para depressão pós-parto

Especialistas acreditam que a taxa de depressão pós-parto pode ser pelo menos duas vezes maior do que as estatísticas atuais revelam, porque muitos casos não são diagnosticados. Atualmente, aconselhamento e medicamentos antidepressivos são os principais tratamentos, mas algumas mulheres não respondem a essas terapias. Em 2019, a FDA aprovou um tratamento de infusão intravenosa projetado para tratar especificamente a depressão pós-parto. Esta nova terapia, administrada 24 horas por dia durante 60 horas, usa um neuroesteróide para controlar a resposta do cérebro ao estresse. Este projeto de tratamento é inovador, pois visa a sinalização considerada deficiente na depressão pós-parto sensível a hormônios. Além disso, este tratamento parece mostrar benefícios muito rapidamente, enquanto os antidepressivos tradicionais normalmente levam de duas a quatro semanas para ter um efeito significativo.

6.Medicação direcionada para cardiomiopatia hipertrófica

Durante décadas, os médicos só conseguiram tratar os sintomas da cardiomiopatia hipertrófica (CMH) dos pacientes – usando medicamentos desenvolvidos para tratar outras doenças cardíacas – com eficácia limitada. Atualmente, medicamentos não específicos são prescritos para tratar alguns dos sintomas que a CMH compartilha com outras doenças cardiovasculares. Essas terapias incluem betabloqueadores, drogas antiarrítmicas, bloqueadores dos canais de cálcio e anticoagulantes. Um novo tratamento, no entanto, funciona para reduzir a causa raiz do problema em muitos pacientes. Um medicamento de primeira classe visa especificamente o músculo cardíaco para reduzir as contrações anormais causadas por variantes genéticas que colocam o coração em overdrive. Ao atuar especificamente nesse mecanismo em pacientes com CMH, esse novo tratamento não apenas melhora os sintomas e a qualidade de vida, mas potencialmente pode retardar a progressão da doença.

7.Alternativas não hormonais para a menopausa

Mais de 50 por cento de todas as mulheres na menopausa experimentam ondas de calor, que podem persistir por uma média de sete anos. Embora eficaz e segura quando usada adequadamente, a terapia hormonal envolve algum risco e nem todos os pacientes são candidatos adequados ou estão prontos para experimentar esta opção de tratamento. Felizmente, um novo grupo de medicamentos não hormonais, denominados antagonistas de NK3R, surgiu como uma alternativa viável à terapia hormonal. Essas drogas interrompem uma via de sinalização no cérebro que tem sido associada ao desenvolvimento de ondas de calor e se mostraram promissoras em ensaios clínicos para aliviar as ondas de calor moderadas a graves da menopausa de forma tão eficaz quanto os hormônios. Embora sejam necessários estudos adicionais para entender completamente a eficácia e a segurança desses novos medicamentos,

8.Implantável para Paralisia Grave

Aproximadamente um em cada 50 americanos, ou 5,4 milhões de pessoas, tem algum tipo de paralisia. A maioria dos pacientes experimenta um declínio significativo na sua saúde geral. Recentemente, uma equipa ofereceu uma nova esperança para esses pacientes, aproveitando a tecnologia de interface cérebro-computador implantada para recuperar o controlo motor perdido e permitir que os pacientes controlem dispositivos digitais. A tecnologia usa elétrodos implantados para recolher sinais de movimento do cérebro e decodificá-los em comandos de movimento. Demonstrou-se que restaura os impulsos motores voluntários em pacientes com paralisia grave devido a disfunção cerebral, medula espinhal, nervo periférico ou muscular. Enquanto a tecnologia de interface está em sua infância, a FDA designou o implantável como um “dispositivo inovador”, reforçando a necessidade de levar essa tecnologia para o leito dos pacientes que mais precisam.

9.Inteligência Artificial para deteção precoce da sépsis

A sépsis é uma resposta inflamatória grave à infeção e uma das principais causas de hospitalização e morte em todo o mundo. Como o choque séptico tem uma taxa de mortalidade muito alta, o diagnóstico precoce da sépsis é fundamental. O diagnóstico pode ser complicado porque os sintomas iniciais são comuns em outras condições, e o padrão atual para o diagnóstico é inespecífico. A inteligência artificial (IA) surgiu como uma nova ferramenta que pode ajudar a detetar rapidamente a sépsis. Usando algoritmos de IA, a ferramenta deteta vários fatores de risco importantes em tempo real, monitorando os registos médicos eletrónicos dos pacientes à medida que os médicos inserem informações. A sinalização de pacientes de alto risco pode ajudar a facilitar a intervenção precoce, que pode melhorar os resultados, reduzir os custos de saúde e salvar vidas.

10.Análise preditiva e hipertensão

Muitas vezes referido como o “assassino silencioso”, hipertensão ou pressão alta, geralmente não apresenta sintomas, aumentando o risco de problemas graves de saúde, incluindo doenças cardíacas, insuficiência cardíaca e derrame. Existem opções de tratamento eficazes; no entanto, muitos adultos não sabem que têm hipertensão até experimentarem uma crise de saúde significativa. Usando o aprendizado de máquina, um tipo de inteligência artificial, os médicos podem selecionar melhor medicamentos, combinações de medicamentos e dosagens mais eficazes para melhorar o controlo da hipertensão. A IA também permitirá que os médicos prevejam morbidades cardiovasculares e se concentrem nas intervenções antes que elas ocorram. A análise preditiva equipa os fornecedores com a chave que pode abrir as portas para a prevenção da hipertensão e muitas outras doenças.