Associação Portugal AVC recebe prémio da SAFE em Berlim

Associação Portugal AVC distinguida pelas congéneres europeias, devido ao trabalho que vem desenvolvendo com objetivo de mais informação sobre o Acidente Vascular Cerebral (AVC), e apoio aos sobreviventes de AVC. O prémio da SAFE foi recebido pela Portugal AVC em Berlim.

Associação Portugal AVC recebe prémio da SAFE em Berlim
Associação Portugal AVC recebe prémio da SAFE em Berlim. Foto: Rosa Pinto/arquivo

A Portugal AVC – União de Sobreviventes, Familiares e Amigos, foi distinguida pela SAFE, entidade europeia que agrupa as organizações constituídas maioritariamente por sobreviventes de Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou que a estes e suas famílias dedicam grande parte da sua atividade, em mais de 30 países.

A distinção foi atribuída em Berlim, no dia 30 de novembro, e reconhece o trabalho que a Associação AVC portuguesa tem vindo a desenvolver no domínio de um melhor e maior esclarecimento sobre o AVC. O prémio “assume maior relevo”, porque a Portugal AVC só tem 2 anos de existência, e é “totalmente constituída por trabalho voluntário.”

Para António Conceição, presidente da Associação, “é com muito orgulho que a Portugal AVC recebe o reconhecimento da SAFE, pelo seu trabalho desenvolvido ao longo do ano de 2018. É mais um incentivo a continuar o nosso trabalho com a mesma dedicação, na informação e no apoio aos sobreviventes de AVC e os seus familiares.”

“A Portugal AVC é uma associação nacional que tem por objetivo a promoção de iniciativas que visem, por um lado, contribuir para a prevenção do Acidente Vascular Cerebral e suas consequências, de forma a minimizar a morbilidade e mortalidade associadas a esta doença, e, por outro, contribuir para a resposta às necessidades sentidas pelos doentes sobreviventes, os seus familiares e cuidadores” indica a Associação em comunicado.

A Associação Europeia reconheceu, ainda com a atribuição do prémio, a importância do recente guia “AVC: E agora? – Guia do Sobrevivente e do Cuidador”. O guia está disponível no website da Portugal AVC e pode ser consultado gratuitamente em https://www.portugalavc.pt/guia

A SAFE é uma organização sem fins lucrativos que representa uma variedade de grupos de doentes em toda a Europa cujo objetivo mútuo é impulsionar medidas que permitam incluir a prevenção, o tratamento e a vida pós-AVC na agenda política europeia e prevenir a incidência desta doença através da educação.

Um AVC ocorre como resultado de uma interrupção brusca do fornecimento de sangue e oxigénio para uma parte do tecido do cérebro e células nervosas, o que leva à destruição de tecidos e danos na função cerebral. A partir do momento em que células nervosas são “feridas”, começa uma “reação em cadeia”, causando a morte destas células e até mesmo de células em volta da área afetada.