Atlântica lança licenciatura inovadora em Design UX/UI

Novo curso de licenciatura em Design UX/UI, na Atlântica, pretende responder a uma procura crescente de designers especializados na experiência do utilizador e no design de interfaces do utilizador. Uma licenciatura inovadora e a primeira em Portugal.

Atlântica lança licenciatura inovadora em Design UX/UI
Atlântica lança licenciatura inovadora em Design UX/UI. Foto: DR

A Atlântica – Instituto Universitário, que atualmente oferece uma diversificada formação superior, nomeadamente em Gestão, Engenharia e Nutrição, torna-se, agora, pioneira na formação em uma área tecnológica em crescimento no mercado de trabalho ao oferecer o curso de licenciatura em Design UX/UI.

A Instituição de ensino superior, que se situa na Fábrica da Pólvora de Barcarena, em Oeiras, pretende dotar os estudantes “de competências essenciais para se destacarem no desenvolvimento de experiências digitais inovadoras e interfaces intuitivas, bem como de produtos e serviços na ótica da experiência do utilizador, abrangendo os negócios de uma forma holística”.

“A Atlântica, que tem vindo a ser reconhecida pelo compromisso com a formação especializada e pelo ensino teórico-prático, conta com um corpo docente altamente qualificado e ativo na investigação, assegurando uma formação em UX/UI Design em linha com as exigências do setor e proporcionando aos estudantes um percurso académico completo e diferenciador”, referiu Natália Espírito Santo, diretora-geral do Instituto Universitário, citada em nota da Instituição superior.

O curso de licenciatura em Design UX/UI pretende dar resposta às necessidades emergentes do mercado, oferecendo uma visão “estratégica e multidisciplinar que alia as bases fundamentais de UX/UI Design com a Tecnologia e áreas complementares, como Marketing, Gestão, Empreendedorismo, Ilustração, Fotografia e Vídeo.”

Formação para profissões com futuro

Dados do mais recente relatório “Future of Jobs” do Fórum Económico Mundial, divulgado em janeiro de 2025, apontam que “os avanços tecnológicos em curso têm vindo a impulsionar mudanças” no domínio das “competências profissionais mais valorizadas”.

Sendo que com base em estratégias orientadas por dados, com a Inteligência Artificial a adquire cada vez mais importância e quando a literacia tecnológica torna-se indispensável, o design e a experiência do utilizador surgem como competências emergentes.

O relatório prevê que, entre 2025 e 2030, as funções na área de Design UX/UI estejam entre as do top 10 de empregos com maior crescimento, o que reflete a necessidade de proporcionar experiências digitais sem falhas e de compreender o impacto do comportamento dos consumidores.

A nova licenciatura da Atlântica surge, como esclareceu a instituição, “com o intuito de preparar futuros profissionais – UX/UI Designers, Digital Strategists, Web Designers, entre outros”, com competências “para atuar num setor em crescimento acelerado.”

Mas, as competências transversais a diferentes áreas de atividade, são, referiu a instituição, “particularmente procuradas por empregadores como agências de Design e Marketing Digital, empresas de telecomunicações, e-commerce, desenvolvimento de software, bancos ou start-ups tecnológicas”, e ainda por “setores da saúde, educação e mobilidade”, que “têm reforçado o investimento em transformação digital.”

A Atlântica – Instituto Universitário esclareceu que o curso de licenciatura em Design UX/UI, que será também lecionada em inglês, está agendado para início do próximo ano letivo. As candidaturas para o Regime Geral, Maiores de 23 e Concursos Especiais já estão abertas.