Aumentam as infrações às medidas do Estado de Emergência

De 3 de abril e até às 17h00 de hoje, foram detidas 117 pessoas por crime de desobediência e foram encerrados 311 estabelecimentos por incumprimento das normas estabelecidas.

Aumentam as infrações às medidas do Estado de Emergência
Aumentam as infrações às medidas do Estado de Emergência. Foto: © Rosa Pinto

Após a renovação do Estado de Emergência, que entrou em vigor às 00h00 do dia 3 de abril, a Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública têm vindo a desenvolver uma intensa atividade de sensibilização, vigilância e fiscalização junto da população.

Dados do Ministério da Administração Interna (MAI) indicam que até às 17h00 de hoje, foram detidas 117 pessoas por crime de desobediência, das quais 28 por desobediência à obrigação de confinamento obrigatório, 55 por desobediência ao dever geral de recolhimento domiciliário, 4 por desobediência de interdição de circulação fora do concelho no período da Páscoa, 11 por desobediência ao encerramento de estabelecimentos, 6 por resistência e 13 por violação da cerca sanitária de Ovar.

No mesmo período, ou seja do dia 3 de abril até hoje, foram encerrados 311 estabelecimentos por incumprimento das normas estabelecidas.

Estes números juntam-se aos que verificados no primeiro período de Estado de Emergência, que vigorou entre os dias 22 de março e 2 de abril, em que se registaram 108 detenções por crime de desobediência e foram encerrados 1.708 estabelecimentos comerciais.

O MAI reforça para a imperiosa necessidade de todos contribuírem para conter o contágio da COVID-19, e insiste no cumprimento rigoroso das medidas impostas pelo Estado de Emergência.