Autoridade Bancária Europeia vai ter a nova sede em Paris

Paris foi a cidade escolhida para receber a Autoridade Bancária Europeia. A agência de regulação e supervisão do setor bancário da União Europeia, até agora, sediada em Londres, no Reino Unido, é deslocalizada para Paris, devido ao Brexit.

0
1
Partilhas
Paris escolhida para sede da Autoridade Bancária Europeia
Paris escolhida para sede da Autoridade Bancária Europeia. Foto: Rosa Pinto

Os 27 Estados-Membros da União Europeia selecionaram a cidade de Paris para a nova sede da Autoridade Bancária Europeia (EBA, sigla do inglês). A seleção decorreu ontem, 20 de novembro, por votação à margem do Conselho de Ministros Europeus de Assuntos Gerais.

A EBA é a agência europeia que possui a missão de “garantir uma regulamentação e supervisão prudencial eficaz e consistente em todo o setor bancário europeu”, e entre outras tarefas “a EBA avalia riscos e vulnerabilidades no setor bancário da UE através emitindo relatórios regulares de avaliação de risco e testes de stress a nível da UE.

Conhecida a decisão sobre a nova relocalização a EBA emitiu um comunicado em que se congratula pela escola do Conselho de Ministros Europeus sobre a escolha de Paris, devido à decisão do Reino Unido de se retirar da UE.

A EBA indica ainda que a decisão é importante para a agência pois garante continuação das suas atividades, assegurando aos atuais e futuros funcionários um novo local e pondo fim a um período de incerteza. A EBA acrescenta no comunicado que confia que “a França apoiará a Autoridade para assegurar uma transição suave, que é crucial para continuar a cumprir os com os objetivos da missão de manter a estabilidade financeira na UE e salvaguardar a integridade, eficiência e funcionamento ordenado do setor bancário.”

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

wpDiscuz