AVC pode aumentar 30% até 2035

Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma catástrofe humanitária que está a acontecer, porque há mais pessoas que sobrevivem ao AVC com incapacidades. Esta é uma das conclusões do mais recente relatório ‘The burden of stroke’ da Stroke Alliance for Europe.

DR
Foto: DR

O relatório ‘The burden of stroke’ ou ‘O peso do AVC’, que já foi apresentado ao Parlamento Europeu, e que faz uma análise à situação atual, e uma perspetiva até 2035 do AVC, vai estar em destaque em Portugal, na conferência regional anual da Stroke Alliance for Europe (SAFE), que reúne em Lisboa, no dia 31 de maio, delegados provenientes de 11 países, do sul da Europa.

Jon Barrick, presidente da SAFE, referiu, citado em comunicado, que o peso global do AVC poderá aumentar ainda mais nos próximos 20 anos, devido ao envelhecimento da população”, pelo, “é urgente encontrar melhores formas de combater o AVC, e dar melhor qualidade de vida aos sobreviventes do AVC e aos seus familiares”.

O relatório da SAFE apresenta projeções sobre o Peso do AVC, entre 2015 e 2035, indicando que haverá um aumento generalizado superior a 30% do número total de casos, em Portugal e na União Europeia, se não forem aumentadas significativamente as medidas preventivas e de tratamento do AVC.

A SAFE, a Portugal AVC e a Sociedade Portuguesa do AVC, consideram que “a melhor forma de combater o AVC é que todos os estados-membros da UE tenham uma estratégia comum contra o AVC.

A estratégia contra o AVC, para melhorar a qualidade de vida dos sobreviventes e dos seus cuidadores, tem de ser “ativamente apoiada e patrocinada pelos governos, e que cubra toda a cadeia de procedimentos, desde a sensibilização, prevenção, diagnóstico, tratamento, prestação de cuidados de reabilitação da fase aguda à crónica, reavaliação por especialistas, aos cuidados e apoio a longo prazo, integração social e profissional, participação na vida da comunidade e cuidados durante toda a vida.”

O AVC é a primeira causa de morte e de invalidez na idade adulta em Portugal, pelo que é fundamental a criação de estratégias de combate ao AVC, e estas devem contar com a participação de representantes do vasto conjunto de profissionais que apoiam pessoas com AVC, das pessoas que tiveram um AVC, dos cuidadores e familiares, e das associações.