Avião da Emirates incendeia-se no aeroporto do Dubai

Boeing 777-300 da companhia Emirates Airline incendou-se na pista do Aeroporto Internacional do Dubai e todos os passageiros e tripulantes foram evacuados em segurança.

Emirates Airline
Emirates Airline. Foto: © TV Europa

O voo EK521 da Emirates Airline proveniente de Trivandrum, na Índia, com 282 passageiros e os 18 membros da tripulação, “esteve envolvido num acidente operacional aquando da aterragem, às 12h45, no Aeroporto Internacional do Dubai”, indica comunicado da empresa, e acrescenta que “toda a tripulação e passageiros foram evacuados em segurança”.

“O avião, um Boeing 777-300 com motores Rolls-Royce Trent 800, realizava um voo entre o Aeroporto Internacional de Trivandrum em Thiruvananthapuram, Índia, e o Dubai”, já depois de aterrar, o avião incendiou-se e as chamas consumiram a aeronave que continha ainda a bagagem dos passageiros.

De acordo com a companhia, “o avião foi entregue à Emirates em março de 2003” e tinha realizado o “último serviço a 16 de julho de 2016”. De entre a tripulação o Comandante e o Copiloto possuem “mais de sete mil horas de experiência de voo”.

O que provocou o acidente não foi ainda divulgado e a Emirates Airline indica que “está a colaborar com as autoridades locais para conseguirem determinar a causa do incidente”. A imprensa internacional faz referência que na altura de aterragem se verificavam ventos verticais fortes tendo o avião feito uma aterragem de emergência, e que o trem se teria partido quando embateu na pista.

Devido ao acidente o Aeroporto Internacional do Dubai foi encerrado durante algumas horas o que provocou que vários voos tenham sido cancelados e outros sofressem atrasos ou desvios. “O Aeroporto Internacional do Dubai prevê que todas as operações sejam gradualmente retomadas por volta das 18h30, hora local”.

A companhia de aviação indica que os passageiros podem obter informações sobre os voos no sitio web e nas redes sociais da companhia aérea, e lembra que “os passageiros que tenham adquirido bilhetes no dia 03 de agosto de 2016, ou anteriormente, poderão alterar ou cancelar as suas reservas sem qualquer custo associado”.