Azeites portugueses em destaque em concurso internacional

Portugal ganha oito prémios no 12º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, conquistando o primeiro prémio na categoria Frutado Verde Ligeiro e terceiro na categoria Frutado Maduro.

Azeites portugueses em destaque em concurso internacional
Azeites portugueses em destaque em concurso internacional. Foto: Rosa Pinto

No Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, que vai na sua 12ª edição, onde estiveram 100 azeites concorrentes de diversas origens, um júri de 30 especialistas, de vários países, presidido por José Gouveia selecionou e atribuiu 27 prémios, incluindo menções honrosas.

Ao longo do tempo a competição tem-se vindo a tornar cada vez mais renhida num concurso internacional de azeite que é único em Portugal. Entre os distinguidos encontram-se 8 portugueses, seguido de Espanha com 7, Itália com 6 e ainda Israel, Brasil e Argentina.

Portugal assegurou o 1º prémio na categoria de Frutado Verde Ligeiro, bem como o 3º na mesma categoria e duas menções honrosas, e na categoria de frutado maduro conquistou o 3º lugar e três menções honrosas.

O concurso é aberto a produtores individuais, associações de produtores, cooperativas e empresas de embalamento devidamente registadas, tanto nacionais como internacionais, de qualquer país produtor de azeite, o concurso compreende cinco as categorias a sufrágio: Frutado Verde Intenso, Frutado Verde Médio, Frutado Verde Ligeiro e Frutado Maduro pertencentes à campanha 2022/2023. Os azeites do hemisfério sul foram pertencentes à campanha de 2021/2022 devido à diferença na época da apanha da azeitona.

O Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja mantém-se há vários anos no primeiro lugar do ranking dos melhores concursos do mundo, e tem como objetivo primeiro incentivar a aposta na qualidade dos azeites, aumentar o consumo e conquistar mercados internacionais.

A iniciativa organizada pela ACOS-Associação de Agricultores do Sul em colaboração com a Casa do Azeite, conta conta com o patrocínio exclusivo do Crédito Agrícola.

A entrega dos prémios aos vencedores está agendada para o dia 29 de abril, às 13h00, no Auditório ACOS, Pavilhão Terra Fértil, durante a Ovibeja.