“Azeitona Galega da Beira Baixa” reconhecida pela Comissão Europeia

Comissão Europeia atribui o estatuto de Indicação Geográfica Protegida à “Azeitona Galega da Beira Baixa”. Azeitonas tratadas para conserva a partir da azeitona Galega, através de métodos tradicionais das comunidades locais, apresentado caraterísticas singulares.

“Azeitona Galega da Beira Baixa” reconhecida pela Comissão Europeia
“Azeitona Galega da Beira Baixa” reconhecida pela Comissão Europeia. Foto: Rosa Pinto

“Azeitona Galega da Beira Baixa” aprovada com registo das indicações Geográficas Protegidas (IGP), pela Comissão Europeia. A denominação “Azeitona Galega da Beira Baixa” refere-se a azeitonas conservadas obtidas a partir da variedade Galega.

Uma azeitona que apresenta características físicas, químicas e organoléticas específicas: Peso médio variável, entre 2 e 3 g; Cloreto de sódio (NaCl), variável de 5 e 10 %; Cor num preto-antracite a castanho-sépia; Aroma ligeiramente avinhado, superior a 2 (de acordo com a escala da Norma do Conselho Oleícola Internacional)

As azeitonas são colocadas diretamente em salmoura, podendo ser adicionados outros produtos como sejam ervas aromáticas (louro, orégãos, tomilho), limão e alho. Estas azeitonas apresentam-se no mercado como inteiras, retalhadas, descaroçadas, em rodelas ou em pasta. Um processo tradicional utilizado é transmitido de geração em geração nas comunidades locais.

A olivicultura está estreitamente ligada à região da Beira Baixa e a “Azeitona Galega da Beira Baixa” ocupa desde há muito um importante lugar tanto na alimentação dos seus habitantes como no desenvolvimento da economia local.

A nova designação “Azeitona Galega da Beira Baixa” será acrescentada à lista de 1.612 produtos agrícolas já protegidos, da qual já fazem parte 143 produtos portugueses, como o alho da Graciosa ou a linguiça do Baixo Alentejo.

A produção da “Azeitona Galega da Beira Baixa” encontra-se circunscrita a todas as freguesias dos concelhos de Covilhã, Belmonte, Fundão, Penamacor, Idanha-a-Nova, Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova, Oleiros, Sertã, Vila de Rei e Mação.