Bangladesh está com o mais grave surto de dengue

Mais de 135 mil casos de dengue foram reportados, pelo Bangladesh, à Organização Mundial da Saúde, desde abril de 2023. O número reportado de mortes por dengue é de 650, sendo só em agosto 300 mortes.

Bangladesh está com o mais grave surto de dengue
Bangladesh está com o mais grave surto de dengue

O Bangladesh está a enfrentar o mais grave surto de dengue, já registado, indicou o Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Desde o início do surto, em abril de 2023, foram notificados mais de 135 mil casos e 650 mortes, incluindo 300 mortes notificadas apenas em agosto.”

Verifica-se que “o surto está a exercer enorme pressão sobre o sistema de saúde” do Bangladesh”, e se “os casos estão a começar a diminuir na capital, Dhaka”, por outro lado “estão a aumentar noutras partes do país.”

O Diretor-Geral indicou que “a OMS está a apoiar as autoridades no reforço da vigilância, na capacidade laboratorial, na gestão clínica, no controlo dos vetores, na comunicação dos riscos e no envolvimento comunitário”, nomeadamente com o treino de médicos e com a deslocação de especialistas no terreno, bem como com fornecimento de recursos para “testar a dengue e apoiar o atendimento aos pacientes.”