Bell Boeing entrega primeiro V-22 para porta-aviões à Marinha dos EUA

Marinha dos EUA recebe a primeira variante V-22, o CMV-22B, para substituir a frota C-2A Greyhound. A Bell Boeing vai entregar 48 aeronaves tiltrotors à Marinha.

Bell Boeing entrega primeiro V-22 para porta-aviões à Marinha dos EUA
Bell Boeing entrega primeiro V-22 para porta-aviões à Marinha dos EUA. Foto: Boeing

A Boeing e a Bell Textron Inc., empresa da Textron Inc., entregaram o primeiro CMV-22B Osprey, que é a variante V-22, nos EUA. A Marinha vai utilizar a aeronave para transportar pessoal e carga para porta-aviões no mar.

“O CMV-22B traz recursos expandidos não apenas para a missão de entrega a bordo, mas para combate de alto nível”, referiu Dewon Chaney, da Marinha dos EUA, e acrescentou: “Estamos ansiosos em coloca-lo na frota e mostrar as imensas capacidades e flexibilidade”.

A Marinha dos EUA selecionou o Bell Boeing V-22 Osprey para substituir a frota C-2A Greyhound. A Bell Boeing vai entregar 48 aeronaves tiltrotors.

O CMV-22B, que voou pela primeira vez em dezembro, transporta 2,7 toneladas, com um alcance de mais de 1.150 milhas náuticas. É a única aeronave para transportes críticos de logística e suporte da Marinha.

“O Osprey transformará as operações da frota de transportadoras”, referiu Kristin Houston, vice-presidente da Boeing Tiltrotor Programs e diretora da Bell Boeing V-22 Program. “Reunimos as melhores equipas de projeto, treino e manutenção de aeronaves para garantir que a Marinha esteja pronta para qualquer missão desde o primeiro dia”.

Tripulações e pessoal de abastecimento da Marinha treinados com o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA têm estado envolvidos com o V-22 desde 2007, para acelerar a transição. O CMV-22B será baseado na Estação Aérea Naval de North Island, em San Diego, e na Estação Aérea Naval de Norfolk.