BIAL disponibiliza medicamento para doença de Parkinson da Sunovion na Europa

Medicamento para tratamento da doença de Parkinson vai ser comercializado na Europa pela BIAL. O acordo com a Sunovion prevê que a BIAL seja responsável pelo pedido de autorização junto da Agência Europeia de Medicamentos.

BIAL disponibiliza medicamento para doença de Parkinson da Sunovion na Europa
BIAL disponibiliza medicamento para doença de Parkinson da Sunovion na Europa. Foto: DR

A farmacêutica BIAL anunciou que assinou acordo de licenciamento exclusivo com a norte-americana Sunovion Pharmaceuticals Inc. (Sunovion), subsidiária da Sumitomo Dainippon Pharma Co., Ltd., para a comercialização do medicamento para a doença de Parkinson, na União Europeia (UE), nos países do Espaço Económico Europeu (EEE) e no Reino Unido.

O medicamento, apomorfina sublingual, é uma nova formulação da apomorfina em filme que se dissolve debaixo da língua para o tratamento agudo e intermitente dos períodos OFF da doença de Parkinson. O denominado período OFF em doentes de Parkinson caracteriza-se por um estado de profunda imobilidade dos doentes com evidência dos habituais sintomas como lentidão dos movimentos, dificuldade na mobilidade e tremor.

O filme sublingual de apomorfina está atualmente em fase 3 de desenvolvimento clínico na Europa. Nos termos do acordo estabelecido, a BIAL será responsável pelo processo de aprovação e submissão regulamentar, incluindo as interações com a Agência Europeia de Medicamentos. A BIAL perspetiva apresentar um pedido europeu de Autorização de Introdução no Mercado para o filme sublingual de apomorfina até ao final de 2021.

Como parte do acordo, a Sunovion receberá um pagamento inicial pela concessão da licença, decorrendo futuros pagamentos na sequência do processo de aprovação e comercialização do medicamento. A Sunovion fornecerá a apomorfina sublingual a BIAL em todas as dosagens existentes.

António Portela, CEO da BIAL, salientou, citado em comunicado da farmacêutica: “Estamos muito satisfeitos com este acordo e por sermos o parceiro de eleição da Sunovion na Europa. A BIAL tem um compromisso contínuo com os doentes de Parkinson. Esta parceria reflete esse compromisso com a comunidade de Parkinson e é também um passo importante na nossa estratégia de desenvolvimento e de expansão na Europa. Estamos ansiosos por poder disponibilizar esta opção de tratamento e, assim, poder ajudar os doentes a lidar com sintomas tão difíceis e incapacitantes como são os episódios OFF nas suas vidas.”

O filme sublingual de apomorfina está já aprovado com a marca Kynmobi, nos EUA e no Canadá. Trata-se da primeira e única terapia sublingual disponível para o tratamento de episódios OFF da doença de Parkinson nestes países. A Sunovion continuará a deter os direitos comerciais exclusivos de Kynmobi na América do Norte e em todas as outras regiões do mundo fora da UE, do EEE e do Reino Unido.

“À medida que a doença de Parkinson progride, a resposta dos pacientes à levodopa/ carbidopa torna-se menos consistente e, como resultado, enfrentam episódios OFF debilitantes”, refere Antony Loebel, presidente e CEO da Sunovion. “O filme sublingual de apomorfina oferece aos profissionais de saúde e aos pacientes uma nova opção de tratamento para tratar episódios OFF. Esperamos trabalhar com a BIAL para ajudar a expandir o acesso a esta importante opção de tratamento para pessoas com doença de Parkinson em toda a Europa.”

A doença de Parkinson é uma patologia neurodegenerativa, crónica e progressiva, caracterizada por uma forte redução do neurotransmissor dopamina, provocada pela degeneração de determinados neurónios no cérebro. Os denominados episódios OFF são caracterizados pelo ressurgimento ou o agravamento dos sintomas da doença de Parkinson. Cerca de 60% dos doentes de Parkinson começa a sentir os primeiros períodos OFF quatro a seis anos após o diagnóstico e os sintomas podem agravar-se, em frequência e em severidade, à medida que a doença evolui.

Até 2030, estima-se que 10 milhões de pessoas em todo o mundo viverão com Parkinson. Esta é a segunda doença neurodegenerativa mais comum após a doença de Alzheimer, e a sua prevalência está a aumentar à medida que a população mundial envelhece.