Bioquímicos da RUDN descobrem como enfraquecer as células cancerígenas

Quercetina pode ajudar a reduzir a resistência das células cancerígenas aos medicamentos quimioterápicos, à base de platina. Bioquímicos mostram que tratar primeiro com quercetina e depois com cisplatina ajudar a evitar a resistência.

Bioquímicos da RUDN descobrem como enfraquecer as células cancerígenas
Bioquímicos da RUDN descobrem como enfraquecer as células cancerígenas. Foto: Rosa Pinto

Descoberto medicamento que pode retardar que as células cancerígenas se tornem resistentes aos medicamentos quimioterápicos. A investigação é de bioquímicos da People’s Friendship University (RUDN) na Rússia que já publicaram os resultados no International Journal of Molecular Sciences.

A quimioterapia continua sendo a base do tratamento do cancro na maioria dos casos. Um dos medicamentos mais comum contra o cancro é a cisplatina contendo platina. É eficaz no combate a sarcomas e outros tipos de tumores malignos.

No entanto, a desvantagem deste tratamento é a resistência gradualmente emergente das células tumorais ao medicamento anti tumoral. Bioquímicos da RUDN descreveram um método que permite “cancelar” a resistência à cisplatina in vitro em células de cancro do ovário.

“Os medicamentos contra o cancro à base de platina, como a cisplatina, são agentes quimioterápicos estabelecidos no tratamento de certos tipos de doenças malignas. No entanto, um dos principais obstáculos à quimioterapia eficaz é a resistência à cisplatina. A resistência aos medicamentos pode desenvolver-se através de vários mecanismos. Nosso objetivo era compreender esses mecanismos e estudar possíveis formas de eliminar a resistência”, disse Elena Kalinina, investigadora em Ciências Biológicas, do Departamento de Bioquímica da Universidade RUDN.

Anteriormente, os bioquímicos da RUDN descobriram que a resistência à cisplatina nas células cancerígenas do ovário é afetada pela superexpressão de vários genes. Os autores do estudo também mostraram que a quercetina (composto do grupo dos flavonóides) ajuda a reduzir esse efeito. Portanto, os bioquímicos sugeriram que tratar as células primeiro com quercetina e depois com cisplatina pode ajudar a evitar a resistência.

Ilustração: © RUDN Biochemists Found How to Weaken Cancer Cells

A pré-incubação de células tumorais com quercetina antes da exposição à cisplatina resultou em resultados significativamente melhores. Com 48 horas de pré-incubação na dose ideal (60 micromoles), a quercetina reduz a proporção de células cancerigenas sobreviventes para aproximadamente 25% se o tempo de ação da cisplatina também for de 48 horas. Sem exposição prévia à quercetina, esta proporção é de cerca de 80%.

“Nossos dados in vitro mostram que a quercetina sensibiliza células resistentes à cisplatina. Para confirmar isso, são necessários mais estudos com outras linhagens celulares que sejam resistentes não apenas à cisplatina, mas também a outros medicamentos contra o cancro. Futuras experiencias terão como objetivo confirmar o efeito da pré-incubação com quercetina in vivo. Isto permitir-nos-á avaliar o seu potencial para eliminar a resistência à cisplatina nas células tumorais”, disse a investigadora Elena Kalinina.