Bloqueio de 17 anos a Gaza causaram danos mentais implacáveis às crianças

Houve uma deterioração dramática na saúde mental das crianças em Gaza, indicou a Save the Children. “A violência, a deslocação, a fome e as doenças, além de quase 17 anos de bloqueio, causaram danos mentais implacáveis às crianças”.

Bloqueio de 17 anos a Gaza causaram danos mentais implacáveis às crianças
Bloqueio de 17 anos a Gaza causaram danos mentais implacáveis às crianças. Foto: © OMS

Entre as tardes de 12 e 13 de março, dados do Ministério da Saúde de Gaza, indicam que foram mortos 88 palestinianos e que 135 foram feridos. Assim, entre 7 de outubro de 2023 e 13 de março de 2024, já foram relatados que pelo menos 31.272 palestinianos foram mortos em Gaza e que pelo menos 73.024 palestinianos foram feridos. De todas as vítimas 72% são mulheres e crianças.

Continuam a ser registados intensos bombardeamentos israelitas e operações terrestres, bem como os intensos combates entre as forças israelitas e os grupos armados palestinianos do Hamas, em grande parte da Faixa de Gaza, resultando em mais vítimas civis, deslocação da população e destruição de casas e outras infraestruturas civis.

Entre os incidentes mortais relatados em 12 de março estão os seguintes:

No dia 12 de março, por volta das 11h50, sete palestinianos terão sido mortos e outros seis terão sido feridos, quando foi atingida uma casa no bairro de Az Zaytoun, na cidade de Gaza.

No dia 12 de março, por volta das 15h00, 11 palestinianos terão sido mortos e outros feridos, quando foram atingidas três casas na área de Al Jaafarawi, no sudeste de Deir al Balah.

No dia 12 de março, por volta das 9h30, 11 palestinianos terão sido mortos quando foi atingida uma casa na cidade de Al Qarara, no nordeste de Khan Younis.

Entre as tardes de 12 e 13 de março, segundo os militares israelitas, não houve soldados israelitas mortos em Gaza.

De acordo com o relatado pelas agências das Nações Unidas as crianças em Gaza estão entre as mais afetadas pelas hostilidades, pela fome, pela deslocação, pelas doenças, bem como pela falta de serviços básicos e de ajuda vital.

As crianças representam cerca de metade da população de Gaza, de 2,3 milhões de pessoas, a grande maioria das quais são deslocadas internamente e pelo menos 625 mil já não têm acesso a instalações educativas.

Num novo relatório, a Save the Children conclui que “a violência, a deslocação, a fome e as doenças, além de quase 17 anos de bloqueio, causaram danos mentais implacáveis ​​às crianças”, o que é muito pior do que as escaladas anteriores nas hostilidades e corroeu a capacidade das crianças para enfrentar e recuperar. Isto se manifesta em “medo, ansiedade, distúrbios alimentares, enurese noturna, hipervigilância e problemas de sono, bem como mudanças comportamentais, como alternância no estilo de apego com os pais, regressão e agressão”.

Crianças de apenas 12 anos também estiveram entre as detidas arbitrariamente, de acordo com o relatório, causando sofrimento emocional adicional, um sentimento de segurança comprometido e uma deterioração na saúde física das crianças.

Desde 7 de outubro, os parceiros do Protection Cluster têm fornecido serviços de proteção infantil, incluindo saúde mental e apoio psicossocial, a mais de 260.000 crianças e 27.000 cuidadores em toda a Faixa de Gaza, mas relatam que enfrentam dificuldades em trazer kits de apoio psicológico para Gaza para apoiar a implementação de atividades.

Em 12 de março, o Programa Alimentar Mundial (PAM) entregou alimentos a 25.000 pessoas na cidade de Gaza, marcando o primeiro conjunto de veículos bem-sucedido a chegar ao norte de Gaza desde 20 de fevereiro, quando anunciou uma pausa nas entregas para o norte devido a condições inseguras de acesso e distribuição.

O movimento de camiões de ajuda humanitária do sul de Gaza para o norte tem sido severamente restringido, com apenas 25% das missões de ajuda planeadas para fevereiro (6 de 24) facilitadas pelas autoridades israelitas.

Em dezembro de 2023, a Classificação Integrada da Fase de Segurança Alimentar (IPC) projetou que toda a população de Gaza enfrentaria níveis agudos de insegurança alimentar até fevereiro de 2024, incluindo mais de meio milhão que se prevê que enfrentem níveis catastróficos de insegurança alimentar. Uma nova análise do IPC deverá ser divulgada em meados de março.

Até 12 de março, o Ministério da Saúde em Gaza informou que 27 pessoas, incluindo 23 crianças, morreram de subnutrição e desidratação em hospitais no norte de Gaza.

Cerca de 5.000 pessoas em Gaza que adquiriram deficiências devido a lesões nos últimos cinco meses estão entre os grupos vulneráveis ​​mais afetados pelas hostilidades, de acordo com uma nova avaliação da Sociedade Atfaluna para Crianças Surdas, que identificou as necessidades comunitárias mais urgentes das pessoas com deficiência e suas famílias. A avaliação conclui que as pessoas com deficiência em Gaza, especialmente mulheres e crianças, sofrem de falta de acessibilidade em abrigos não inclusivos, de exploração potencial, de serviços médicos insuficientes e de negligência relativamente às suas necessidades. Isto está levando ao isolamento social e à deterioração da saúde mental, como ansiedade, depressão e transtorno de stress pós-traumático. O relatório fornece recomendações para responder às necessidades das pessoas com deficiência, incluindo o fornecimento de dispositivos de assistência, intervenções psicossociais e melhoria das medidas de acessibilidade em abrigos para deslocados, entre outros.