BMW e a Codelco assinam acordo para fornecimento sustentável de cobre

Grupo BMW e a Codelco estabelecem acordo o fornecimento de cobre à indústria automóvel, com sustentabilidade na mineração. O aumento de produção de veículos elétricos vai aumentar a procura por cobre.

BMW e a Codelco assinam acordo para fornecimento sustentável de cobre
BMW e a Codelco assinam acordo para fornecimento sustentável de cobre. Foto: DR

O grupo BMW e a empresa chilena de mineração de cobre Codelco assinaram um acordo de cooperação para o fornecimento sustentável e transparente de cobre. Desde a mineração do metal até a instalação no automóvel.

A Codelco e o grupo BMW vão formar o ponto inicial e final da cadeia de abastecimento de cobre e, assim, criar as condições prévias para novos padrões de processamento sustentável de cobre.

“O cobre é e continua a ser uma matéria-prima muito importante na indústria automóvel, referiu Thomas Thym, diretor da Estratégia de Grupo BMW, para Compras e Rede de Fornecedores. Por isso, acrescentou: “estamos muito satisfeitos por ter a oportunidade, em conjunto com a Codelco, podermos defender padrões sustentáveis ​​na cadeia de fornecimento de cobre. Do ponto de vista do Grupo BMW, este é um marco significativo na nossa estratégia de sustentabilidade na cadeia de abastecimento” de cobre.

Patricio Chávez, Vice-Presidente da Codelco para Assuntos Corporativos e de Sustentabilidade, referiu: “Acreditamos que este acordo será um poderoso motor para a Codelco e para a indústria de mineração continuar a operar”, e acrescentou que é bom para que no futuro “os produtos sejam valorizados, não só pelas suas qualidades minerais intrínsecas, mas também por um processo de produção que promova proteção ambiental, igualdade de género, gere valor partilhado, éticas nas práticas comerciais, transparência, justiça e criação de emprego local, entre outros.”

O objetivo da iniciativa ‘Responsable Copper’ é estabelecer um compromisso de responsabilidade ecológica e social na indústria do cobre, indicou o Grupo BMW. São também objetivos da cooperação o desenvolvimento de indicadores fundamentais, que quantifiquem os avanços nas atividades de sustentabilidade, bem como uma colaboração produtiva com outras partes interessadas, incluindo ONGs e autoridades reguladoras.

O acordo com a Codelco confirma a liderança na introdução da Iniciativa ‘Responsable Copper’ de acordo com as diretrizes do ISEAL. O que inclui a promoção e coordenação da indústria global de cobre, desde mineração até fabricação e processamento, bem como com outras partes interessadas, como associações, ONGs, produtores e utilizadores finais na Iniciativa ‘Responsable Copper’.

No âmbito da Iniciativa, a Codelco assegurará que os padrões e ferramentas desenvolvidas atinjam as necessidades dos usuários finais e do Grupo BMW.