Boeing conclui atualizações da frota de AWACS da NATO

Frota das 14 unidades AWACS da NATO estão totalmente equipada com cockpits digitais. Com a instalação da eletrónica de bordo a tribulação passou a dispor de dados personalizáveis dos recursos da aeronave e do seu controlo.

Boeing conclui atualizações da frota de AWACS da NATO
Boeing conclui atualizações da frota de AWACS da NATO. Foto: NATO

A Boeing entregou, em Manching, na Alemanha, à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN, também conhecida pela sigla inglesa NATO) as aeronaves do Sistema de Alerta e Controle Aéreo (AWACS, sigla em inglês) modernizadas com aviónica (eletrónica de bordo) e com cabine de comando digital.

Com esta entrega ficaram atualizadas as 14 aeronaves que agora garantem todas as conformidades da OTAN com os requisitos atuais e futuros de controlo de navegação do tráfego aéreo.

As atualizações incluíram cinco monitores digitais a cores em cada aeronave, substituindo os mostradores dos anos 70. Agora os membros da tripulação passam a dispor de dados de monitoramento do motor, navegação e radar personalizáveis. Estas capacidades digitais também permitem à OTAN consolidar as responsabilidades da tripulação.

“O projeto de modernização da Vigilância de Navegação por Comunicação / Gestão do Tráfego Aéreo (CNS / ATM, siglas em inglês) permite que a frota da E-3A da OTAN responda aos atuais e previstos requisitos europeus de gestão do tráfego aéreo”, referiu o Brigadeiro-General Mike Hain, gestor geral, da Agência de Gestão do Programa de Alerta Prévio e Controlo Aéreo da OTAN.

Boeing conclui atualizações da frota de AWACS da NATO
Boeing conclui atualizações da frota de AWACS da NATO. Foto: Boeing

O primeiro avião modernizado da OTAN foi atualizado nas instalações da Boeing em Seattle e entregue à Organização em novembro de 2016. Os restantes 13 aviões foram submetidos a atualizações em Manching, na Alemanha.

“Estamos muito satisfeitos em entregar este AWACS final atualizado para a OTAN e honrados por sua parceria contínua”, referiu Scott Johnson, gestor do CNS / ATM da Boeing. “O equipamento AWACS agora atualizado proporciona reais economia de custos e eficiência, para que a OTAN possa executar sua missão nos próximos anos.”

A frota AWACS da OTAN é a primeira unidade área multinacional integrada da aliança, a fornecer rápida implantação, vigilância aérea, comando e controlo para as operações da OTAN.