Bom pequeno-almoço em vez de um bom jantar previne a obesidade

As pessoas que consomem um bom pequeno-almoço podem queimar duas vezes mais calorias do que as que consomem um bom jantar. Investigação mostra que um bom pequeno-almoço versus um jantar pode prevenir a obesidade.

Bom pequeno-almoço em vez de um bom jantar previne a obesidade
Bom pequeno-almoço em vez de um bom jantar previne a obesidade. Foto: © Rosa Pinto

Comer um bom pequeno-almoço vez de um grande jantar pode prevenir a obesidade e o açúcar no sangue concluiu estudo de investigação que já publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism da Sociedade Endócrina.

O nosso corpo gasta energia quando digerimos alimentos para absorção, digestão, transporte e armazenamento de nutrientes. Esse processo, conhecido como termogénese induzida por dieta (DIT), é uma medida de como o nosso metabolismo está a funcionar e como pode diferir dependendo da hora das refeições.

Juliane Richter, da Universidade de Lübeck, na Alemanha, referiu: “Os nossos resultados mostram que uma refeição consumida de manhã, independentemente da quantidade de calorias que contém, cria duas vezes mais termogénese induzida pela dieta do que a mesma refeição consumida no jantar”. A autora do estudo acrescentou: “Esta descoberta é importante para todas as pessoas, pois enfatiza o valor de comer o suficiente ao pequeno-almoço”.

Os investigadores conduziram um estudo de laboratório de três dias com 16 homens que consumiram um pequeno-almoço, da manhã, com baixas calorias e um jantar com muitas calorias, e vice-versa numa segunda ronda. Os investigadores verificaram que o consumo calórico idêntico levou a um DIT 2,5 vezes maior pela manhã do que à noite, após refeições com altas e baixas calorias. O aumento induzido pelos alimentos nas concentrações de açúcar no sangue e insulina diminuiu após o pequeno-almoço, em comparação com o jantar. Os resultados também mostraram que comer um pequeno-almoço com baixas calorias aumenta o apetite, especificamente em doces.

“Recomendamos que pessoas obesas e não obesas ​​tomem um pequeno-almoço em vez de um grande jantar para reduzir o peso corporal e prevenir as doenças metabólicas”, referiu Juliane Richter.